quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Social Media pelo BRASIL - Salvador Parte I

Segundo recente pesquisa do IBOPE, Salvador foi apontada como a segunda capital com maior acesso as Redes Sociais, proporcionalmente, por seus habitantes. A taxa é de 77%, bem superior aos 64% de São Paulo, por exemplo. 
Mas será que as empresas estão sabendo aproveitar este filão para divulgar, monitorar e interagir com os seus consumidores? É isto que vamos tentar descobrir aqui no Blog.


A capital baiana, segundo o último censo do IBGE, conta com mais 2 milhões e meio de pessoas. A explicação para tamanho uso das redes sociais deve ser considerado tanto o turismo, a cidade é o maior destaque durante o Carnaval na web, como as mais diversas ações do governo de inclusão digital.

Ônibus Conectado
O Grupo Evangelista (GEVAN), que controla 35% da frota de Salvador, implantou um sistema inteligente que monitora as linhas em tempo real, transmite publicidade e ainda disponibiliza internet sem fio gratuita para os usuários. Segundo Wellington Freire, Presidente e CEO da Softwell - empresa que desenvolveu o projeto, a solução mostra como a tecnologia pode contribuir para tornar os transportes e as cidades mais inteligentes. “Algumas grandes cidades do mundo, a exemplo de Estocolmo e Cingapura, começaram suas transformações pelos seus sistemas de transportes, adotando soluções da IBM de Cidades Mais Inteligentes. Em Salvador estamos seguindo esse caminho e trabalhando com a IBM – nossa parceira – no desenvolvimento de um sistema de transporte que, com certeza, deixará a cidade mais instrumentada, mais interconectada e, sem dúvida, mais inteligente”, afirma Wellington.

Turismo Social
Como incentivo ao Turismo, o governo local promove ações nas Mídias Sociais gerando ainda mais Buzz e curiosidade para conhecer a cidade e sua famosa maratona de trios elétricos. O Twitter @turismobahia, Perfil oficial da Secretaria de Turismo da Bahia e da Bahiatursa, conta com quase 9.000 seguidores e destaca as principais informações e dicas turísticas.

O uso das redes é mais do que esperado, principalmente se considerarmos um  recém estudo da MITI  Inteligência que destacou a capital baiana como o destino mais citado na internet quando o assunto em pauta é a folia do Carnaval.
A interação vem desde os foliões, como a argentina Gabriela Fernanda “É a primeira vez que venho ao Carnaval de Salvador e estou adorando! É tudo bem animado, com muitas atrações e tudo que conheço por aqui eu posto no Facebook para mostrar aos meus amigos que estão longe” e àqueles que ficaram de fora da festa. “Como eu queria passar o Carnaval deste ano em Salvador!”, twittou a paulista Emilli Azevedo.

Mercado
O potencial deste mercado, como pode-se observar, é grande. Na próxima semana o Blog vai trazer alguns cases de empresas da região que já estão trabalhando (e muito bem) com as Mídias Sociais. Além do ativo público local nas redes, elas estão de olho também na visibilidade da cidade em todo o país.

Siga o Blog e acompanhe a série de posts especiais sobre as Mídias Sociais em Salvador. 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...