sábado, 30 de julho de 2011

Em casa de ferreiro...

Por qual motivo manter uma plataforma de Blog que está fadada ao fim e, definitivamente, não é a mais indicada para utilização?



Exatamente por isso estou trabalhando para o lançamento do Blog em domínio próprio, utilizando o Wordprees. Vou divulgar em breve o endereço manter os textos aqui, sempre valendo dizer que as novas atualizações estarão disponíveis apenas na nova plataforma.

Conto com a colaboração de vocês e uma visita quando estiver tudo pronto... ;)


Obs.: Enquanto isso, os textos serão publicados aqui normalmente.


Já diria o ditado: "Em casa de ferreiro, espeto de pau". 

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Social Media pelo BRASIL - Sorocaba Parte III

Após mais de um mês estudando e observando o mercado da cidade de Sorocaba, especificamente sobre o aspecto das Mídias Sociais, pude constatar algumas considerações relevantes que você poderá ler a seguir. Aproveito para agradecer a opinião de algumas agências, profissionais e empresas que gentilmente colaboraram com este blog.
Vale ressaltar que esto texto não é uma análise definitiva e também não tem valor científico. É apenas o ponto de partida para mais estudos e desenvolvimento do mercado.


Assim como nas principais praças do país (Rio-São Paulo), Sorocaba ainda está engatinhando quando o assunto é Mídias Sociais. As devidas proporções devem ser observadas nesta análise, mas o ponto de partida já foi dado.

Profissionalizar
As agências ainda estão se profissionalizando e aprendendo na prática como funciona este mercado - mesma lógica de praticamente todos os profissionais utilizam atualmente com Mídias Sociais, com a grande diferença que Sorocaba está aprendendo hoje o que já foi feito no ano passado.  
"Pesquisando, percebo que o mercado de mídia social vem ganhando terreno no interior da capital, mas ainda temos muito trabalho pela frente, muito valor para agregar. As próprias agências de São Paulo, estão buscando melhores maneiras de se trabalhar mídias, entendendo que não existe receita pronta e que cada cliente merece uma estratégia particular. Estratégia é palavra chave aqui.", conta Lilian Ferrer, Mídias Sociais na Softdesign Agência Web, agência que conta com cerca de seis meses de experiência com Social Media.

Evangelizar
Uma das maiores dificuldades está em conseguir evangelizar os clientes a respeito das Mídias Sociais. Conseguir convencê-los de questões básicas como o potencial da rede e que este é um canal em que o número [de likes e follows] não é o mais importante.
Outras questões que os empresários da cidade, em sua maioria, ainda não compreenderam é que eles próprios cuidarem das Mídias Sociais ou até mesmo contratar um profissional não qualificado para tanto não vão levar a marca a lugar algum. Além, é claro, de que empresa não é pessoa, sendo assim não pode ter perfil no Facebook e sim página. #ficadica


Evoluir
O mercado na cidade tem muito a evoluir, principalmente no conceito [errôneo] de que estar na rede já basta. As empresas precisam compreender que, na maioria dos casos, mesmo não perdendo diretamente com uma presença falha nas Mídias Sociais, o quanto elas deixam de ganhar é um valor, no mínimo, lastimável.

Em Agosto vou abordar a capital brasileira que é segundo lugar em número de acessos nas Redes Sociais.
Quer saber qual é? Siga o Blog ou volte na próxima quarta-feira para mais.

Até lá.



segunda-feira, 25 de julho de 2011

SUA EMPRESA mais SOCIAL

As possibilidades e poder existentes no uso das Mídias Sociais está chegando às principais empresas do país. Pequenas, médias e grandes. Todas querem estar na crista da onda e aproveitar desta "modinha" que está dominando o mercado. A verdade é que 90% delas vão falhar. E feio!


O primeiro erro - segundo o professor, blogueiro e empreendedor @interney - é a percepção de que tudo isso não passa de uma "modinha".48% da população brasileira já acessou internet. Desses, 60% acessa diariamente e 69% participam de redes sociais. Tem como dizer que isso é só uma "modinha"?
( Falarei mais sobre o futuro das Mídias Sociais na próxima segunda).


Não é uma Corrida
Uma grande maioria de empresários olham para o trabalho de seus concorrentes e querem sair na frente ou recuperar o tempo perdido. Contratam rapidamente uma agência, chamam um estagiário ou pior começam eles mesmos a criar um perfil no Twitter e um usuário no Facebook
É compreensível tal lógica de pensamento, afinal, "qualquer um" pode criar um usuário e começar a divulgar sua empresa. O problema é que esta lógica não só é falsa como pode acarretar sérias consequências à uma marca. Correr para entrar nas Mídias Sociais não é a solução. Existem 3 passos fundamentais a serem seguidos antes do primeiro Twitt se quer ser planejado.

Primeiros Passos
A primeira etapa é definir quem vai executar o projeto. Apesar do instinto primário direcionar para a contratação de um estagiário, por ele costumar passar quase que o dia todo conectado nas Redes Sociais, é preciso resistir a ele. Somente um profissional - ou uma agência - com experiência e conhecimentos necessários sobre o assunto poderão auxiliá-lo de maneira eficaz neste processo.
Por ser um organismo vivo e em constante mutação, a internet não tem um manual a ser seguido. Todas as regras e verdades caem e se renovam a cada dia.
Se para um especialista na área já é um desafio acompanhar todas estas alterações quase que diárias, imagine para quem ainda não conhece tanto sobre o assunto.

O segundo passo vai acompanhar todo o projeto. Nada deve ser iniciado sem uma análise minuciosa sobre a empresa, o mercado e os consumidores. É essencial saber o que falam da sua marca, o que estão fazendo os seus concorrentes e quem são os seus clientes conectados. Pode até parecer bobo dizer isso de tão óbvio, mas a maioria das companhias entram nas Mídias Sociais sem qualquer estudo prévio.
As mais diversas ferramentas estão disponíveis gratuitamente para que isso seja realizado. Algumas pagas podem também te dar informações mais detalhadas e de forma mais prática. Uma rápida pesquisa no Google pode trazer resultados relevantes para iniciar o trabalho. Mas aqui fica a recomendação de seguir o passo anterior antes de prosseguir.

Com um levantamento completo em mãos, é hora de começar a planejar quais mídias serão utilizadas, como conduzi-las e com que frequência. Como diria a @Ecommerce_girl: "Rede Social é planta, se não regar morre!" E esta é a mais pura verdade. 
Não basta estar presente. Ter por ter é melhor não ter. Por isso o planejamento é tão importante, sem ele fica impossível produzir conteúdo relevante, conquistar "fãs" da sua empresa e utilizar de forma eficaz a rede.

Empresa Social
Depois de estar trabalhando com os profissionais certos, uma análise feita e um norte definido é hora de por a mão na massa. Mas isso não significa que irá de prontidão inserir a marca nas Mídias Sociais e tudo será mil maravilhas.
Em paralelo aos primeiros passos, a própria companhia deve se tornar mais social. Como? 
Não faz sentido algum ter presença na rede se os próprios funcionários não estão integrados a ela. Antes de estar online, as Mídias Sociais devem estar presentes dentro da empresa

É óbvio que, ao contrário do que muitos acreditam, a internet não deve ser vista como uma terra sem leis. Principalmente no mundo corporativo. Os funcionários devem ser orientados sobre quais sites podem ser acessados e para qual finalidade. Se a pessoa não tem acesso aos perfis sociais da própria empresa em que trabalha, como vai dar credibilidade para a ferramenta? E mais: como ela se manterá informada sobre o mercado e sua profissão se os conteúdos relevantes são compartilhados hoje em dia por meio de vídeos, posts e Twitts?

ROI e Monitoramento
O monitoramento de qualquer ação nas Mídias Sociais é o segredo para o sucesso. Poder observar o retorno imediato de qualquer ação pela rede é uma de suas maiores possibilidades. Mas não é a única. O mercado de monitoramento deve ser um dos mais promissores nos próximos meses (como sempre, deve-se ter cautela ao falar na casa dos anos com relação à internet).
Uma das maiores preocupações das empresas é óbvio, está no retorno sobre o investimento nas Mídias Sociais. Muitos profissionais desavisados vão declarar ser impossível ou relativo esta medição. Isto, é claro, se ele não efetuar um planejamento com objetivos claros e um monitoramento efetivo.
Se sua agência - ou funcionários - não conseguirem entregar um relatório completo de resultados, CUIDADO! É claro que esses resultados não serão necessariamente apenas quantitativos, mas uma análise completa não deve ficar apenas com dados qualitativos. Eles são essenciais, porém os números, muitas vezes, dizem mais que mil palavras.

Vamos começar?
Se a sua empresa ainda está pensando se deve ou não entrar de vez nas Mídias Sociais, deixa eu te dar uma notícia: Ela muito provavelmente já esta lá!
Não necessariamente pelas mãos de um funcionário rebelde ou concorrentes, mas pelos seus consumidores. Eles já reclamam, elogiam, marcam e dão Check-in.

Existem feedbacks que seus consumidores estão te dando de forma gratuita na rede, possibilidades criadas todos os dias e informações que custaria milhões para obter de outras formas. E você aí, pensando se vale ou não a pena de estar presente em um ambiente que sua marca já é uma velha conhecida...



quinta-feira, 21 de julho de 2011

Sem um post

Olá leitores do Blog...

Vocês devem ter notado que a terceira parte da série sobre as Mídias Sociais em Sorocaba não foi postada ontem como programado.

O grande responsável foi o curso de Gerentes de Mídias Sociais que estou realizando na Ecommerce School. Em compensação, mais conhecimentos e técnicas serão demonstradas por aqui para o compartilhamento de conteúdo e troca de informações deste novo mercado que é a bola da vez.

Peço que aguardem até a próxima quarta-feira para a publicação do texto.

Agradeço a compreensão de todos.

- Obrigado.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Uma Nova Geração

A internet e redes sociais são coisas direcionadas para as novas gerações, crianças e jovens de até 35 anos, conectados e modernos. Certo? 
Se você concordou com a frase a cima, está na hora de rever seus conceitos. Uma nova geração está cada vez mais marcando presença na rede,  pessoas que ainda estão carentes de empresas que falem diretamente com eles. Uma lacuna enorme em que você pode estar ignorando.

Segundo a Info/Exame, pessoas com mais de 45 anos somam cerca de 9% e 5% de todos os usuários brasileiros ativos no Facebook e Orkut respectivamente. Estes números podem parecer inexpressivos em uma análise corrida, mas se considerarmos que  a rede social de Mark Zuckerberg conta hoje com mais de 18 milhões de usuários brasileiros e o site do Google com mais de 40 milhões, temos (somados) quase 4 MILHÕES de pessoas nesta faixa etária.
Nos Estados Unidos, mercado tendência para o Brasil, estes números são ainda maiores. Segundo um estudo da Pew Research Center Internet & American Life Project, o número de usuários entre 50 e 65 anos mais que dobrou neste último ano, passando de 9% para 20%.

O site Mais de 50, criado há 11 anos e com uma rede social própria desde 2008, é um dos poucos a explorar este público. "Muita gente nessa faixa etária se sente sozinha. Propomos uma interatividade entre pessoas que compartilham os mesmos problemas, objetivos e sonhos. É natural que haja dificuldade para usar a rede, mas o legal é que os próprios usuários se ajudam. Eles falam ‘clica em tal botão para fazer isso ou aquilo’, ‘aumenta a letra para 20 para ler melhor'", conta o diretor executivo do site, Sérgio Mota, de 60 anos.

Tendência
Com a expectativa de vida cada vez maior entre os brasileiros e a qualidade aumentando na mesma proporção, a população está envelhecendo e a tendência é que esta "nova geração" de idosos conectem-se cada vez mais. Este é  um nicho ainda pouco explorado pelas empresas. Esperar pode ser fatal na conquista de um mercado carente de iniciativas e abertos à novas formas de interação.




quarta-feira, 13 de julho de 2011

Social Media pelo BRASIL - Sorocaba Parte II

Depois da polêmica do case da semana passada na série de posts sobre o mercado de Social Media em Sorocaba, apresento outros dois Cases de Sucesso, segundo a minha visão analítica, na cidade. 



Empresa 2.0 - Nascida a partir da ideia de duas publicitárias em meados de fevereiro deste ano, a By Secrets é mais do que uma empresa de e-commerce. Segundo o blog da empresa, tem o objetivo de "suprir as necessidades da mulher moderna. Com um novo conceito e muita interatividade, a intenção é incentivar você a se cuidar mais e da forma certa."


Merece destaque como Case de Sucesso na cidade por ter as Mídias Sociais interligadas em todos os processos. Desde a divulgação até os comentários das fotos dos eventos realizados pela marca. "Nas redes sociais a coisa flui naturalmente, as meninas gostam de dar a opinião delas, de saber o que a opinião das outras clientes que usaram determinado produto, gostam de ver as fotos delas nos eventos, participando e fazendo a by Secrets acontecer. Elas sugerem posts, sugerem marcas de produtos..se sentem donas também, isso é muito gratificante.", afirma Camila Adriane, sócia e responsável pelas mídias sociais.
Durante os três meses em que estão presentes nas Redes, conquistaram mais de 100 seguidores e "likes" no Twitter e Facebook respectivamente. Além de 250 assinantes do blog e um mailing de mais de 800 mulheres. Mas os números, diz Camila, não são o mais importante. "Muita gente vem até a gente pq viu um retweet de uma amiga, nem por isso ela passa a seguir a by Secrets, mas muitas vezes ela conclui uma compra com a gente. Muitas delas vem até nós por 'descobrirem' produtos novos na timeline de suas amigas."

Em relação ao Orkut, que foi o tema do último post do blog, apesar de não estar listado no Blog Oficial da empresa, também recebe atenção. "A gente já vendeu muitos produtos lá. Por mais que nossos produtos de make e cuidados para a pele sejam relativamente mais caros que o da concorrência (avon, natura), nossos produtos de sex shop e Victoria's Secret estão com um preço excelente devido a parcerias com fábrica e amigos que vivem no exterior e nos mandam produtos. O que enxergamos é que as pessoas de menor renda $ estão ainda no orkut e buscam sex shop e VS e as pessoas de maior poder aquisitivo estão no Face e compram mto Mary Kay."

Para o futuro ainda estão previstas inovações que prometem ser novos cases a serem observados. "Vamos começar com brechó, tags em fotos e leilão no mês de agosto.", conta Camila.

Considerações: É bom ver que profissionais da cidade estão tendo uma visão de oportunidade de negócios com as mídias sociais. A empresa tem um caminho promissor pela frente se seguir oferecendo um serviço de qualidade e se renovando a cada dia. 


Bar Social - Com mais de 4.000 followers no Twitter e quase 2.000 likes no Facebook, o bar Asteroid é uma das empresas mais influentes (na rede) da cidade.


E esta não é apenas uma questão de números. Segundo Tiago Oliveira, responsável por Mídias Sociais da empresa, "Todo o projeto de mídias sociais do Asteroid foi delineado juntamente com o sonho do bar, meses antes da sua inauguração." Toda a publicidade, tanto online como offline, é feita entre amigos. "Apesar de muitas agências terem tentado prospectar o bar como cliente, tudo é feito por amigos, que são profissionais de comunicação. A equipe toda é muito bem conectada: o Rogerio é DA (Diretor de Arte) na NucleoTCM, eu sou Analista de Mídias Sociais - hoje em São Paulo, mas com passagem por TA Comunicação, Artmaker e NucleoTCM, o Poe coordena comunicação digital de uma marca de entretenimento infantil em Campinas, o Hertz, que é o DA offline, tem sua própria agência em Sorocaba e a DJ Talitha, embora não interfira diretamente na estratégia, participa das discussões e é Mídias Sociais na Artmaker. Tudo isso amarrado com as ideias do Mario, que são muitas.", explica Tiago.

O case merece destaque na cidade, além de sua influência nas redes, por não considerar as mídias sociais apenas como parte complementar de todo o processo, mas trabalhar de forma integrada e inteligente.  "Interagir e participar nas redes não significa, necessariamente, que irão frequentar a casa sempre. Existem muitas variáveis que influenciam a presença do público e não dependem da nossa vontade. (...) é muito fácil falar com quem está confortável em frente ao computador. Mas fazê-lo se mexer, ligar para os amigos, combinar um passeio e escolher o Asteroid é um esforço gigantesco de todos no bar", diz Tiago. "As redes sociais são apenas um suporte, mesmo com status de case de sucesso."

Vale ressaltar também envolvimento da marca com o público 24 horas por dia, mesmo que ele não vá para o bar. "Aproveitamos, por exemplo, os feriados prolongados, quando as pessoas viajam, para criar trilhas sonoras para a viagem. Nosso público pode não vir à casa, mas manterá contato com o que ele encontra aqui."

Considerações: Não é a toa que o número de usuários nas redes sociais do Asteroid são notáveis, assim como sua influência na rede. A empresa conta com uma equipe de amigos publicitários pensando em conjunto para as melhores soluções de marketing e relacionamento.


Na próxima semana, convido a todos para retornarem para ler a opinião das agências sobre o mercado de Social Media na cidade.

Até lá.



segunda-feira, 11 de julho de 2011

Orkut Vive!

Com o avanço do Facebook na classe C, o lançamento do Google+ e o declínio no número de usuários ativos no Orkut, muitas pessoas, inclusive publicitários, são levados a crer que o atual líder nas redes sociais morreu. Mas aí vai uma que muita gente desacredita: O Orkut Vive!


Esta constatação não é puro achismo deste blogueiro que vos escreve, o número e uma análise no mercado de social media provam isso sem deixar dúvidas.
É verdade que o número de internautas das Classe A e b migraram em debandada para o Facebook e que o ritmo de crescimento do Orkut está longe do de seus tempos áureos, mas ainda cresce. Segundo a ComScore, entre maio de 2010 e maio de 2011, o número de visitantes no Facebook cresceu 172% no Brasil, contra somente 20% do Orkut. E o número não aumenta ainda mais porque não tem mais para onde crescer. Em 2008, o IBOPE já registrava que 75% das pessoas que tinham acesso à internet (seja em casa, escola, trabalho, lanhouses etc) utilizavam a rede social do Google. A rede só pode crescer mais com o avanço da internet no Brasil. Como sabe-se disso?
Acontece que o layout do site é extremamente simples, ele costuma ser a porta de entrada à internet para a maioria das pessoas que estão começando a se informatizar e o fato de que a presença forte das classes C e D acabam atraindo e incentivando ainda mais adeptos do meio social.

Ignorar o Orkut em uma ação nas Mídias Sociais é o mesmo que ignorar as classes sociais emergentes, cada vez mais fortalecidas no país e com um poder de compras avassalador.

Algumas empresas já se atentaram a isso e saíram correndo na frente nesta "redescoberta" do site, após esta divisão de classes entre as redes.
Em junho deste ano a Coca-Cola Brasil lançou  uma comunidade oficial no orkut, "premiando" os internautas que participarem da rede com conteúdos especiais exclusivos e o skin - tema do site - “Os bons são maioria”, criado em homenagem aos 125 anos da marca. Em pouco mais de um mês da sua criação, a comunidade já ultrapassou a marca de 736 mil inscritos. Número alto para uma rede social morta, não?



O Google nega a predominância das classes menos favorecidas no site. "Na verdade o Orkut no Brasil é atualmente a rede social com maior diversidade entre classes sociais. Podemos comparar a audiência do Orkut, em território nacional, com a novela do horário nobre, já que atinge todas as classes sociais do país", disse Valdir Leme, gerente de marketing do Orkut, à BBC Brasil.

Esta é a mais pura realidade. Afinal, as pessoas ao criarem um perfil em uma nova rede social, não excluem automaticamente o da antiga. A migração é gradativa e a tendência no comportamento do internauta é ter cadastro em várias e utilizar cada uma de forma particular. 

Portanto, antes de dar às costas as possibilidades oferecidas na maior rede social do país, pense novamente. O Google não vai descontinuar o Orkut por causa do lançamento do Google+ e o número de internautas ativos no site não vai desaparecer. Mesmo que o Facebook ou qualquer outra rede assuma o posto de queridinho do Brasil, seu público continuará lá. Pelo menos nos próximos semestres. 

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Por que o Pin Up Motel é um case de Sucesso?

Nos últimos dois dias acompanhei os comentários inflamados aqui no Blog do post Social Media pelo Brasil - Sorocaba Parte 1. Primeiramente gostaria de agradecer a todos que leram o texto e os mais de 50 comentários sobre o assunto. 
Muito se disse sobre a empresa, os profissionais envolvidos e o mercado como um todo. Vale ressaltar que somente o fato do texto ter gerado debate sobre social media na cidade, significa que ele alcançou seu objetivo: analisar, discutir e encontrar novas formas de melhorar o mercado.


Falando especificamente sobre o case Pin Up - pivô de toda a polêmica - confesso que foi proveitoso diversos argumentos relatados e que mantenho meu ponto de vista a respeito de seu sucesso. E digo o porquê: 

Contexto

Antes de começar a apontar qualquer argumento é preciso contextualizar. 

Estamos falando do mercado de Sorocaba. Segundo levantamento que estou realizando nas últimas semanas (e disponibilizarei em breve aqui no Blog), a cidade tem pouco mais de 100 empresas no Facebook, número parecido com o do Twitter. Destas, poucas são as que realmente tem algo relevante das mídias sociais. A grande maioria apenas está presente e tem pouco ou nenhum conteúdo.

O Que é um Case de Sucesso?

Aqui vale ressaltar que esta é apenas a opinião de um profissional, estudante e entusiasta de mídias sociais.

Vamos primeiro tentar definir sucesso. Segundo o dicionário Michaelis:  
sm (lat successu)
  1. Aquilo que sucede ou sucedeu; acontecimento.
  2. Resultado bom ou mau de um negócio.
  3. Conclusão.
  4. Êxito, resultado feliz.
  5. O mesmo que parto.
  6. Reg (Nordeste e Minas Gerais) Desastre: Morreu de sucesso. Mau sucesso, pop: aborto.
Neste caso específico vamos ficar com a definição de número 4 (Êxito, resultado feliz).

Diante disso, podemos definir que um case de sucesso é um case que obteve êxito em seus objetivos. Certo?

A Escolha

A escolha dos Cases a serem abordados nesta série de posts (o PinUp e os outros dois a serem publicados na próxima semana) foi feita considerando uma série de fatores como: número de seguidores (amigos e likes), relevância dos perfis, interação com a rede e alcance dos objetivos. Não necessariamente nesta mesma ordem. Baseando-se sempre no levantamento que estou realizando.
Além disso, exclui instituições de ensino, bandas e conjuntos musicais, programas de TV e o segmento de compras coletivas - porque atualmente estou envolvido demais com a área para expressar uma posição imparcial.

Um Motel para Chamar de Seu

Respondendo agora diretamente ao Helfenstein e a todos que comentaram no texto anterior, eu escolhi o Pin Up como um dos cases a ser destacado pelo Blog por acreditar que as ações em mídias sociais da empresa atingiram com êxito o objetivo de transmitir um conceito diferenciado, ainda inédito no mercado da cidade, fortalecer sua marca e interagir com seus clientes. Não posso aqui afirmar que este era o objetivo real da agência e do anunciante, que podem falar muito melhor do que eu sobre isso, esta é apenas uma suposição.
Acompanho os perfis, tanto do Facebook como do Twitter, já a algum tempo e não os considero apenas um número. Presenciei interações com clientes em ambos os perfis e os comentários sobre a maioria do conteúdo postado ali por eles. Inclusive já efetuei críticas na página deles sobre postagem que achei de mal gosto, assim como os já elogiei. Todas respondidas.

Resumo da Ópera

O Pin Up pode ser considerado um dos melhores cases? Esta é uma pergunta para se pensar a respeito, até porque isto é muito relativo e rankear nunca foi meu objetivo. O Pin Up tem erros e acertos, como a maioria das empresas envolvidas com Social Media em todo o Brasil, exatamente por esta ser uma mídia relativamente nova. Inclusive apontei um dos erros deles no corpo texto.
Todavia, se tratando de mídias sociais no atual mercado de Sorocaba e considerando que o conceito da marca atingiu de forma eficaz ao público alvo, destaco sim o Pin Up como um case de sucesso. A ser discutido e debatido? Definitivamente. Mas não seria esse o principal objetivo de analisar um case?


Posição do Blogueiro

Declaro-me inteiramente a favor do livre debate, tanto que não realizo moderação nos comentários Blog. Creio que este espírito de debate livre na rede é uma de suas principais características.  Quem está certo? Quem está errado? Esta não é a questão. Se cada uma das mais de quatrocentas pessoas que visitaram o Blog nos últimos dois dias se dedicarem apenas um minuto em como inovar, melhorar e se relacionar com as mídias sociais, tenho a absoluta certeza que em poucos meses terei que postar um Case de Sucesso por dia na cidade :)

Espero que vocês voltem na próxima quarta,13, para acompanhar esta série de posts com mais dois Cases de Sucesso em Social Media em Sorocaba. Até lá.




quarta-feira, 6 de julho de 2011

Social Media pelo BRASIL - Sorocaba Parte I

Nem só de números na casa dos milhões e marcas nacionais e multinacionais vivem as Redes Sociais. A partir de hoje, vou atrás de cases, positivos e negativos, longe das grandes praças do país.
Todo e qualquer tipo de informação, principalmente se veiculado por meio das Mídias Sociais, viaja mais rápido que a velocidade da luz, impactando o internauta, não importando onde ele esteja. Será que as Agências de Publicidade e as Empresas estão prontas para isso?
Vou começar com uma análise não tão distante:

Exatamente a 100 km da capital de São Paulo, Sorocaba é a quarta cidade mais populosa do interior do estado. Segundo o IBGE tem quase 600.000 habitantes e é a vigésima nona cidade brasileira com maior potencial de consumo. É também a cidade onde este blogueiro que vos escreve reside há 20 anos.
A prefeitura da cidade incentiva a inclusão digital dos moradores com pontos gratuitos de internet sem fio e locais de acesso, também gratuitos, a laboratórios de informática conectados em prédios públicos e escolas municipais. Além de cursos voltados para todas as idades.

  Imagem de um dos laboratórios com cursos de informática.

Tanto no Facebook como no Twitter estão presentes, segundo levantamento exclusivo do Blog*, mais de 100 empresas da cidade, dividias entre Fan Pages e perfis. 

* O levantamento é parcial e foi realizado entre os dias 01 e 05/07/2011. Em breve o disponibilizarei em sua versão completa.

Erros Clássicos

Assim como já era esperado, grande parte das empresas estão nas Mídias Sociais apenas para fazer figuração. Sem muita experiência na área e profissionais qualificados, chega a ser irônico o fato de empresas líderes em seus segmentos na cidade ter meia dúzia de seguidores no Twitter.
Outro clássico 'problema' detectado nas instituições da cidade que estão inseridas nas mídias sociais é a confusão clássica entre Perfil e Fan Page (Página) no Facebook. Ainda farei um texto especial para falar da diferença entre estas duas plataformas, mas vale pontuar aqui o fato de que elas são díspares e até mesmo o Facebook proíbe que empresas criem um perfil no site, se passando por uma pessoa.
O mais irônico é que não são apenas as companhias que cometem este equívoco, mas agências de publicidade - até mesmo algumas especializadas em mídias digitais - criam perfis para seus clientes.

Cases de Sucesso (Parte 1)
Apesar de um deslize aqui outro lá (encontrados também em muitas multinacionais por aí), existem alguns cases que valem a pena serem observados. Como é o caso deste que abre a série de estudos de caso na cidade:

Um Motel para Chamar de Seu -
Apesar do motel-conceito Pin Up manter simultaneamente um Perfil e uma Página no Facebook. Esta é definitivamente uma das empresas mais prazerosas de se seguir atualmente.

Com sacadas geniais de duplo sentido, tanto o perfil do Twitter (527 seguidores) como o do Face (2.241 "amigos" e 406 "likes") são utilizados para divulgação de seu conceito diferenciado, fortalecimento da marca e relacionamento com o cliente. 
Ainda faltam algumas investidas mais ousadas, como sua bem humorada publicidade, para ações na rede. Mas ainda sim sua marca está cada vez mais se tornando sinônimo de qualidade e bom gosto.
Segundo Eduardo Fusco Calvilho, gerente do Motel, em uma entrevista concedida ao Blog, a agência de publicidade e a empresa trabalham juntas na manutenção das redes sociais. 

"No começo era somente o motel, aos poucos a agencia foi identificando a importância e a necessidade de 'profissionalizar' o conteúdo de ambos. Lembro que a agencia não tinha experiencia no assunto, no entanto, em conjunto com o motel, ela vem superando nossas expectativas, eis que demanda muita criação a inserção de 3 ou 4 artes semanalmente."
Eduardo ainda afirmou que o Motel tem ciência da diferença entre as Páginas e os Perfis no Facebook. "Existem diferenças brutais entre a fan page e o perfil de usuário, uma das mais importantes delas, destacaria as estatísticas". E que a substituição de uma pela outra é inevitável. "temos que admitir que será inevitável, tendo em vista que ela foi criada exatamente para um perfil corporativo. Essa diferença entre amigos e fãns, se deve principalmente ao fato de que para que uma pessoa se torne fã, ela precisa adotar um comportamente ativo em relação á página da empresa, o que acaba sendo muito importante para nós."
Na prática, pela visão do Pin Up, ainda existem poucas influências diretas nos resultados da empresa pelas Mídias Sociais, mas a presença na rede deve ser cada vez mais presente."Acreditamos que essa é uma via de mão única. Não há como ficar alheio a esse tipo de comunicação", disse Eduardo.

Uma coisa é certa: em menos de um ano de existência, o Motel conseguiu construir a sua marca e estabelecer um conceito diferenciado, antes inédito, em seus consumidores. 


Como uma semana não é suficiente para explorar as mais diversas características e possibilidades nas Mídias Sociais em uma cidade, este post está dividido em mais de uma parte. A Segunda será lançada na próxima quarta-feira,13. Siga o Blog e fique sabendo sempre que tiver um novo texto publicado.




segunda-feira, 4 de julho de 2011

O Poder das Mídias Sociais no Brasil - Cases de Sucesso

Como eu mostrei no último post desta série - O Poder das Mídias Sociais no Brasil - Erros Clássicos - grande parte das empresas brasileiras ainda não estão explorando as mídias sociais de uma maneira eficaz, seja por não contratação de profissionais qualificados ou descaso da companhia com as redes, este comportamento leva a erros que podem custar caro. Mas, ainda bem, esta não é a realidade de todo o mercado. Algumas empresas já reconheceram o peso das Mídias Socias e tem acertado em suas ações. Com resultados satisfatórios em cases vencedores.


I Love Sack's - Eleita como a "Promoção do Ano"  (de 2010) por uma grande parcela de blogueiros e internautas, a ação I Love Sack's, da consultora Sack's, convidava o público a expressar o amor pela marca em troca de uma viagem para New York, ingressos para ver o desfile da Carolina Herrera na Semana da Mode de NY e mais U$ 1.000,00 para gastar como quiser!!!

A grande sacada da promoção não foi nem mesmo o prêmio, que já era incrível, mas sim a sua mecânica:

Para participar o internauta deveria se inscrever no site promocional, enviando uma declaração de amor à Sack's (foto, vídeo ou texto), indicar seu Blog favorito e mais cinco amigos para participarem da oferta. E é aí que está o segredo - três blogueiros também seriam contemplados com o prêmio!
O internauta que tivesse a declaração mais votada no site levava a viagem junto com o amigo que o indicou para participar e o blogueiro indicado por ele. Levava também a viagem o participante escolhido por uma comissão julgadora como a melhor declaração, assim como o seu amigo e o blogueiro. Além do blog que mais teve indicações no período promocional.

O incrível desta oferta é que milhares de blogs relevantes divulgaram a promoção pedindo que seus seguidores o indicassem, além dos cinco amigos que eram indicados em cada inscrição. Isso fez com que um Buzz fosse instantaneamente propagado pelas redes sociais de uma maneira que trouxe resultados a cima do esperado para a empresa:
Clique na imagem para Ampliar



Camiseteria 2.0 - A loja online Camiseteria merece destaque como um dos maiores cases de sucesso nas redes não por uma ação específica, mas sim por seu espírito 2.0. A experiência colaborativa do internauta vai desde a formulação das estampas até o envolvimento com a marca no pós venda.

Para começar, qualquer um pode ser o criador da próxima estampa da loja. Por meio de uma Comunidade Virtual o internauta é convidado a enviar um design de sua autoria, os mais votados viram novas estampas e o criador ganha um prêmio de R$ 800,00 mais um bônus (R$ 500,00) para serem gastos no site. Além de pagar um valor para cada comprador que postar uma foto com as suas aquisições na galeria do site.
A empresa possui também Blog, perfil no Twitter e Página no Facebook com mais de 80.000 seguidores e "likes' respectivamente. Sempre divulgando seus próximos lançamentos, promoções, links  relevantes e relacionando-se com sua base de clientes. 


FORD - Monty Scott, diretor de Social Media da Ford, recebeu em uma manhã pelo seu Twitter, críticas alegando que a montadora tinha fechado um site de fãs da marca. Durante apenas uma noite, o e-mail da companhia recebeu cerca de 1.000 reclamações sobre o assunto. 


Instantaneamente ele twittou por meio do seu perfil e do oficial da Ford que estava apurando as informações. Dentro de poucas horas ele alegou que os advogados da Ford agiram por acharem que o site estava vendendo mercadorias falsificadas com o logotipo da Ford.
E ainda convenceu os advogados da empresa a liberar o site, desde que eles não realizassem mais a venda de tais produtos. O criador da página, Jim Oaks, elogiou a rápida resolução do problema “Minha relação com a Ford foi melhor por causa disso”, disse. 
O case foi elogiado pelos principais observadores de Mídias Sociais e serve como exemplo perfeito de como sair de uma crise nas redes.
Apesar de não ser nacional, o caso merece destaque pela incrível velocidade em que uma crise nas mídias sociais foi resolvida. Ah se a Nissan Brasil tivesse visto isso antes...


Estes são apenas alguns das centenas de cases já realizados nas Mídias Sociais, mais podem ser encontrados AQUI, AQUI e AQUI.

Na próxima segunda vou falar sobre a situação atual do Orkut e nesta quarta tem o primeiro texto da série Social Media Tour Brasil.



sexta-feira, 1 de julho de 2011

101 Coisas para Fazer no Inverno - Parte 1

O inverno começou oficialmente durante o solstício no dia 21 de junho, terça feira, às 14 horas e 16 minutos. Mas o frio veio mesmo somente no início dessa semana. Alguns amam esse tempinho, já outros (como eu) Odeiam! 
Independente de sua preferência, sempre é bom enxergar as coisas com olhos otimistas e então porque não ver coisas interessantes para fazer nesse período que, este ano, está previsto para durar exatamente (como eles calculam isso, Senhor!?) 93 dias, 15 horas e 49 minutos. Por isso, toda a sexta-feira vou reunir uma série de dicas, ideias e sugestões para que você possa aproveitar(?) da melhor forma possível a estação.
Bem Vindos ao 101 Coisas para Fazer no Inverno!

Dica 001 - Tranque a Academia e Perca Peso…
Essa dica é de OURO e começa nossa lista porque vale para praticamente todo mundo e pode ser aplicada em qualquer lugar, em qualquer ano: Tranque a sua academia e perca peso… na consciência!
Você sabe que vai mais faltar do que qualquer coisa na academia durante o inverno, principalmente nos dias de frio mais rigorosos! Lógico que você vai todo dia pensar que deve malhar focando no verão e contabilizando a grana que está queimando ao optar por fazer coisas mais produtivas e relaxantes! Aí sua consciência vai para a cucuia… Cada vez mais pesada, acredite: você VAI começar a comer mais com a ideia de que você está engordando enquanto seu bolso emagrece… E o ciclo vicioso vai fazer com que no verão… você esteja pronta(o) para o concurso de garoto e garota Encalhado(a)2012!!!


Dica 002 - Dobre a Função Soneca
Dormir enrolado nas mais pesadas e quentes cobertas possíveis é uma das maiores vantagens das madrugadas congelantes, mas acordar cedo é uma obrigação que permanece para a maioria dos meros mortais, mesmo na época em que isso deveria ser proibido por decreto presidencial!
Uma boa solução então é você colocar o seu relógio para despertar mais cedo, assim vai poder ativar a função soneca um número maior de vezes, ter a impressão de que está aproveitando ao máximo o aconchego da sua cama e ainda não vai chegar atrasado para seus compromissos matinais ;)


Dica 003 - Namore
Nada melhor para esquentar o corpo do que outro corpo nos envolvendo em um abraço apertado. Época boa para ficar solteiro é o verão, ano novo e carnaval! A estação agora pede uma paixão para pegar fogo. E quanto mais quente melhor!
É tempo de olhar novamente sua lista de contatos, relembrar do melhor de cada ex que já teve e marcar aquele encontro com um(a) colega de trabalho. Ou então pode deixar passar a incrível oportunidade de aproveitar a dica de número 004 e passar um solitário frio desnecessário.


Dica 004 - Durma de Conchinha
Essa é a posição favorita de 09 entre 10 mulheres. Com os homens, a opinião já é mais dividida… No calor do verão, fuja ao máximo desta opção! Ninguém merece compartilhar suores tão proximamente. Mas quando a temperatura cai, o melhor mesmo é ter alguém para dormir de conchinha.
Um consegue esquentar o outro de uma maneira que acalma os ânimos, envolve os românticos e enlouquece os tarados de plantão. Mas uma ressalva: conheça bem os hábitos noturnos de sua companhia, ou você pode ser vítima de baba na nuca, ronco na orelha e outras modalidades bem desagradáveis para uma noite tranquila de sono “,de número 004 (que vou postar no fim da tarde) e passar um solitário frio desnecessário.


Dica 005 - Renove seu Guarda Roupa
A menos que você esteja com a intenção de reutilizar os seus casacos, blusas e luvas das estações passadas, repletos de ácaros e bolor, vai descobrir que seu guarda roupa está muito mais vazio do que imaginava. A solução? Vamos às compras!
Nenhuma estação do ano se compara com o charme da moda inverno. Jaquetas, sobretudos, cachecóis, botas, gorros, chapéus… Opção é o que não falta para você andar pelas ruas com muito mais estilo e de quebra aproveitar para disfarçar àquela gordurinha acumulada.


Dica 006 - Coma Fondue
Pode ser entre amigos, namorados, familiares… o importante é aproveitar esta iguaria de origem Suíça, que só se tornou mundialmente conhecida na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova Iorque, passou a servir o prato. Para complementar, criou a fondue de chocolate, que servia de sobremesa.
O site Fondue & Afins, da empresa Forma Inox reúne receitas, dicas e fórum para quem quer incrementar ainda mais e impressionar os paladares ao redor da panela. Só não vale partir para a opção solitária, este prato esquenta deliciosamente sua boca, mas é a companhia que espantará o frio da sua noite!


Dica 007 - Acompanhe um Enlatado USA
Anos luz das produções brasileiras, que insistem em sugar ao máximo da tv estadunidense, os seriados norte americanos são um prato cheio para salvar você de um tedioso e congelante fim de semana.
As mais diversas opções estão à sua inteira disposição a poucos cliques, centenas de sites e blogs disponibilizam temporadas completas de séries gratuitamente (alguns, como o TerraTV, até legalmente ^^). É claro que você também pode recorrer aos canais de tv por assinatura ou a locadora mais próxima, caso não costuma ter muito tempo e paciência em esperar longuíssimos 7 dias para descobrir o destino de seus personagens favoritos!


Dica 008 - Leia um Livro
Essa dica, que chega até a ser clichê, encerra a nossa lista desta semana.
Djavan sabia o que dizia ao cantar a eternizada canção Nem um Dia. Nada como se jogar em baixo das cobertas e começar a viajar para mundos quentes, inimagináveis, emocionantes, surpreendentes e educativos.
Leia. Não importa que livro seja. Pode ser uma peça de Shakespeare ou um dos volumes da Saga Crepúsculo. Se você não tem o hábito, comece com as leituras mais fáceis, não tenha vergonha. Leia. Sua imaginação irá ser cultivada, assim como seu vocabulário, sua criatividade e, principalmente, sua escrita.

Se você gostou e não quer esperar até a próxima sexta para acompanhar a lista, siga o Tumblr Oficial da Campanha e esquente seu Inverno! =)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...