segunda-feira, 11 de julho de 2011

Orkut Vive!

Com o avanço do Facebook na classe C, o lançamento do Google+ e o declínio no número de usuários ativos no Orkut, muitas pessoas, inclusive publicitários, são levados a crer que o atual líder nas redes sociais morreu. Mas aí vai uma que muita gente desacredita: O Orkut Vive!


Esta constatação não é puro achismo deste blogueiro que vos escreve, o número e uma análise no mercado de social media provam isso sem deixar dúvidas.
É verdade que o número de internautas das Classe A e b migraram em debandada para o Facebook e que o ritmo de crescimento do Orkut está longe do de seus tempos áureos, mas ainda cresce. Segundo a ComScore, entre maio de 2010 e maio de 2011, o número de visitantes no Facebook cresceu 172% no Brasil, contra somente 20% do Orkut. E o número não aumenta ainda mais porque não tem mais para onde crescer. Em 2008, o IBOPE já registrava que 75% das pessoas que tinham acesso à internet (seja em casa, escola, trabalho, lanhouses etc) utilizavam a rede social do Google. A rede só pode crescer mais com o avanço da internet no Brasil. Como sabe-se disso?
Acontece que o layout do site é extremamente simples, ele costuma ser a porta de entrada à internet para a maioria das pessoas que estão começando a se informatizar e o fato de que a presença forte das classes C e D acabam atraindo e incentivando ainda mais adeptos do meio social.

Ignorar o Orkut em uma ação nas Mídias Sociais é o mesmo que ignorar as classes sociais emergentes, cada vez mais fortalecidas no país e com um poder de compras avassalador.

Algumas empresas já se atentaram a isso e saíram correndo na frente nesta "redescoberta" do site, após esta divisão de classes entre as redes.
Em junho deste ano a Coca-Cola Brasil lançou  uma comunidade oficial no orkut, "premiando" os internautas que participarem da rede com conteúdos especiais exclusivos e o skin - tema do site - “Os bons são maioria”, criado em homenagem aos 125 anos da marca. Em pouco mais de um mês da sua criação, a comunidade já ultrapassou a marca de 736 mil inscritos. Número alto para uma rede social morta, não?



O Google nega a predominância das classes menos favorecidas no site. "Na verdade o Orkut no Brasil é atualmente a rede social com maior diversidade entre classes sociais. Podemos comparar a audiência do Orkut, em território nacional, com a novela do horário nobre, já que atinge todas as classes sociais do país", disse Valdir Leme, gerente de marketing do Orkut, à BBC Brasil.

Esta é a mais pura realidade. Afinal, as pessoas ao criarem um perfil em uma nova rede social, não excluem automaticamente o da antiga. A migração é gradativa e a tendência no comportamento do internauta é ter cadastro em várias e utilizar cada uma de forma particular. 

Portanto, antes de dar às costas as possibilidades oferecidas na maior rede social do país, pense novamente. O Google não vai descontinuar o Orkut por causa do lançamento do Google+ e o número de internautas ativos no site não vai desaparecer. Mesmo que o Facebook ou qualquer outra rede assuma o posto de queridinho do Brasil, seu público continuará lá. Pelo menos nos próximos semestres. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...