Sou assinante Sky desde a longínqua época da Directv. Diversas vezes já critiquei a qualidade da tv por assinatura no Brasil, inclusive da operadora em questão. Mas venho até aqui fazer um mea-culpa com um Review completo sobre o SKYHD.
É inevitável ao adquirir uma tv de alta definição, já sendo assinante SKY, solicitar um pacote HD para testar o poder da sua tela. Realizei o pedido no último dia 20 de julho e para minha surpresa apenas um dia depois já foi agendado a instalação.
Decoder Interativo
O primeiro ponto que chama atenção é o decoder oferecido para os assinantes do pacote e suas possibilidades (Sky HDTV Plus). Com ele é possível, dentre outras coisas, pausar a programação, voltar qualquer programa para rever alguma cena e até mesmo, de forma simples e intuitiva, gravar até dois programas simultaneamente. O HD de 500 Gb possibilita o armazenamento de até 400 horas de conteúdo Standard ou até 100 horas em alta definição.
O cliente ainda recebe um outro aparelho para receber sinal da TV Digital Aberta. Para isso é necessário a instalação de cado e antena UHF - não fornecidos ou instalados pela operadora #FAIL. Assim, você pode desfrutar da qualidade dos canais abertos em HD disponíveis na sua cidade em conjunto com todas as funções interativas. E vale dizer que é uma boa opção principalmente para quem comprou uma televisão um pouco "mais antiga", sem conversor digital.
Canais HD
A quantidade de canais HD oferecida agrada. São até 28, porém posso dizer apenas referente aos 26 do pacote HDTV Cinema 2011. A programação vai de espelhos dos canais Standard (como é o caso da Sony HD) até conteúdo exclusivo e horários alternativos (Multishow HD, por exemplo).
Infelizmente muita programação empacotada como HD não cumpre o que promete. O canal Warner Channel HD é um desses casos (infelizmente não o único), exibindo no canal mais de 90% de conteúdo Standard. Muitas vezes isso faz questionar o alto valor da mensalidade (item que avaliarei mais a frente). #FAIL²
Ainda tem o HD convertido de programas que não foram concebidos originalmente em alta definição, também frustrando àqueles que querem testar o máximo da potência do televisor.
Qualidade de Imagem
Para novos assinantes a dica é assistir aos documentários dos canais NatGeoWild e HD Theater. Uma boa amostra para a percepção do quanto valeu a pena a aquisição da TV e da assinatura.
Quando o conteúdo foi gerado e é exibido em alta definição, a qualidade costuma impressionar e nesse quesito a Sky não desaponta. O som também faz jus ao investimento. Talvez eu colocaria aqui uma ressalva para os canais HBO, não que a qualidade seja necessariamente ruim, mas em comparação com a Rede Telecine, deixa um pouco a desejar.
Sky On Demand
A operadora oferece, exclusivamente para assinantes do pacote HD, o que tende a ser o futuro da televisão: conteúdo sobre demanda. Funciona assim: você escolhe determinada programação em alta definição, compra e ela fica disponível por 24 horas para começar a hora que preferir.
O valor é de R$9,90.Pode parecer salgado, principalmente para quem já desembolsa quase meio salário mínimo na assinatura. Porém, se considerarmos o preço da locação de um Blu-ray nas locadoras e o fato de que os filmes são disponibilizados no mesmo dia em que o lançamento é feito em Home Vídeo, muitas vezes chega a ser mais barato ou, no mínimo, compensador.
Aqui porém tem um defeito que pode desagradar a alguns (como eu), os filmes são baixados no seu decodificador previamente, para que baste você efetuar a compra e apertar o Play do controle remoto para começar a assistir. Acontece que esse processo nem sempre é instantâneo. Pode acontecer do seu filme escolhido não estar disponível no seu aparelho e você ter que esperar por até 72 horas para poder desfrutá-lo. Sendo assim: é possível comprar no sábado a noite uma programação que só estará disponível na terça a tarde. #FAIL³
Pelo menos por enquanto, apenas filmes estão disponíveis neste sistema, mas a Sky promete (em breve) que irá disponibilizar outros conteúdos, como Shows e Eventos Esportivos.
Atendimento
Apesar de não ser uma exclusividade dos assinantes dos pacotes HD, o atendimento da Sky melhorou muito nos últimos anos. Com destaque para o menu "descolado" e intuitivo no Call Center. Óbvio que tem muito ainda a evoluir na questão de atendentes, mas o salto de uns tempos para cá foi enorme.
A operadora ainda disponibiliza um Chat 24 por dia, 7 dias por semana, para tirar dúvidas e atender à reclamações em seu website.
Redes Sociais
A atuação da operadora nas Redes Sociais, tanto em atendimento como relacionamento, é de causar inveja à muitas empresas por aí. Atende as reclamações prontamente (tanto via Twitter como Facebook), não as apaga (o que, apesar de parecer óbvio, é constantemente feito por aí) e ainda liga para o cliente resolvendo qualquer problema de forma poucas vezes vistas no Brasil.
Posso dizer tudo isso com propriedade pois nos primeiros dias realizei diversas reclamações e solicitações e sempre fui mais do que satisfatoriamente atendido nas redes.
Existem ainda algumas ações de conteúdo, como foi o caso do Show do Jota Quest, em comemoração aos 15 anos da Sky e transmitido de graça no Facebook.
iPhone, iPad e Android
Custo X Benefício
O preço é a questão mais delicada do Sky HDTV. Aliás, é um problema de todo o setor de tv por assinatura no país, não condiz com a realidade da população. Os valores vão de 200,00 (SKY HDTV Mix Futebol 2011) a 300,00 (HDTV TOP 2011). Em um ano, sem contar conteúdos avulsos, você pode ter gasto 3.600,00 só em assinatura de tv paga. Isso sem contar no valor da Tv de alta definição.
Se os valores são baratos ou caros vão depender diretamente das condições sociais de cada um e da prioridade individual dada à televisão e o entretenimento domiciliar.
DouglasFerT - Review
Falando estritamente da Sky HD, os benefícios oferecidos ao assinante, como a interatividade e qualidade de atendimento (que apesar de necessitar de melhoras, é a cima da média do mercado), assim como a qualidade de imagem e áudio, fazem compensar o valor da assinatura, principalmente para aqueles que recentemente adquiriram um televisor de ultima geração e se sentem carentes de conteúdo em alta definição.
Nota: *****
Decoder Interativo
O primeiro ponto que chama atenção é o decoder oferecido para os assinantes do pacote e suas possibilidades (Sky HDTV Plus). Com ele é possível, dentre outras coisas, pausar a programação, voltar qualquer programa para rever alguma cena e até mesmo, de forma simples e intuitiva, gravar até dois programas simultaneamente. O HD de 500 Gb possibilita o armazenamento de até 400 horas de conteúdo Standard ou até 100 horas em alta definição.
O cliente ainda recebe um outro aparelho para receber sinal da TV Digital Aberta. Para isso é necessário a instalação de cado e antena UHF - não fornecidos ou instalados pela operadora #FAIL. Assim, você pode desfrutar da qualidade dos canais abertos em HD disponíveis na sua cidade em conjunto com todas as funções interativas. E vale dizer que é uma boa opção principalmente para quem comprou uma televisão um pouco "mais antiga", sem conversor digital.
Canais HD
A quantidade de canais HD oferecida agrada. São até 28, porém posso dizer apenas referente aos 26 do pacote HDTV Cinema 2011. A programação vai de espelhos dos canais Standard (como é o caso da Sony HD) até conteúdo exclusivo e horários alternativos (Multishow HD, por exemplo).
Infelizmente muita programação empacotada como HD não cumpre o que promete. O canal Warner Channel HD é um desses casos (infelizmente não o único), exibindo no canal mais de 90% de conteúdo Standard. Muitas vezes isso faz questionar o alto valor da mensalidade (item que avaliarei mais a frente). #FAIL²
Ainda tem o HD convertido de programas que não foram concebidos originalmente em alta definição, também frustrando àqueles que querem testar o máximo da potência do televisor.
Qualidade de Imagem
Para novos assinantes a dica é assistir aos documentários dos canais NatGeoWild e HD Theater. Uma boa amostra para a percepção do quanto valeu a pena a aquisição da TV e da assinatura.
Quando o conteúdo foi gerado e é exibido em alta definição, a qualidade costuma impressionar e nesse quesito a Sky não desaponta. O som também faz jus ao investimento. Talvez eu colocaria aqui uma ressalva para os canais HBO, não que a qualidade seja necessariamente ruim, mas em comparação com a Rede Telecine, deixa um pouco a desejar.
Sky On Demand
A operadora oferece, exclusivamente para assinantes do pacote HD, o que tende a ser o futuro da televisão: conteúdo sobre demanda. Funciona assim: você escolhe determinada programação em alta definição, compra e ela fica disponível por 24 horas para começar a hora que preferir.
O valor é de R$9,90.Pode parecer salgado, principalmente para quem já desembolsa quase meio salário mínimo na assinatura. Porém, se considerarmos o preço da locação de um Blu-ray nas locadoras e o fato de que os filmes são disponibilizados no mesmo dia em que o lançamento é feito em Home Vídeo, muitas vezes chega a ser mais barato ou, no mínimo, compensador.
Aqui porém tem um defeito que pode desagradar a alguns (como eu), os filmes são baixados no seu decodificador previamente, para que baste você efetuar a compra e apertar o Play do controle remoto para começar a assistir. Acontece que esse processo nem sempre é instantâneo. Pode acontecer do seu filme escolhido não estar disponível no seu aparelho e você ter que esperar por até 72 horas para poder desfrutá-lo. Sendo assim: é possível comprar no sábado a noite uma programação que só estará disponível na terça a tarde. #FAIL³
Pelo menos por enquanto, apenas filmes estão disponíveis neste sistema, mas a Sky promete (em breve) que irá disponibilizar outros conteúdos, como Shows e Eventos Esportivos.
Atendimento
Apesar de não ser uma exclusividade dos assinantes dos pacotes HD, o atendimento da Sky melhorou muito nos últimos anos. Com destaque para o menu "descolado" e intuitivo no Call Center. Óbvio que tem muito ainda a evoluir na questão de atendentes, mas o salto de uns tempos para cá foi enorme.
A operadora ainda disponibiliza um Chat 24 por dia, 7 dias por semana, para tirar dúvidas e atender à reclamações em seu website.
Redes Sociais
A atuação da operadora nas Redes Sociais, tanto em atendimento como relacionamento, é de causar inveja à muitas empresas por aí. Atende as reclamações prontamente (tanto via Twitter como Facebook), não as apaga (o que, apesar de parecer óbvio, é constantemente feito por aí) e ainda liga para o cliente resolvendo qualquer problema de forma poucas vezes vistas no Brasil.
Posso dizer tudo isso com propriedade pois nos primeiros dias realizei diversas reclamações e solicitações e sempre fui mais do que satisfatoriamente atendido nas redes.
Existem ainda algumas ações de conteúdo, como foi o caso do Show do Jota Quest, em comemoração aos 15 anos da Sky e transmitido de graça no Facebook.
iPhone, iPad e Android
Apesar da interatividade do decoder, quantidade de conteúdo em HD e outras inovações já citadas aqui neste post, o aplicativo para celular e plataformas móveis é, sem dúvida nenhuma, a mais impressionante e útil.
Com ele você consegue, por exemplo, realizar desde consultas à suas faturas e cadastro até a compra de programação e enviar um sinal direto para sua casa comandando o decodificador à gravar determinado programa. Isso mesmo, de onde você estiver é possível controlar a sua TV. Ta aí um diferencial que faz valer a pena a mensalidade da sua assinatura.
Custo X Benefício
O preço é a questão mais delicada do Sky HDTV. Aliás, é um problema de todo o setor de tv por assinatura no país, não condiz com a realidade da população. Os valores vão de 200,00 (SKY HDTV Mix Futebol 2011) a 300,00 (HDTV TOP 2011). Em um ano, sem contar conteúdos avulsos, você pode ter gasto 3.600,00 só em assinatura de tv paga. Isso sem contar no valor da Tv de alta definição.
Se os valores são baratos ou caros vão depender diretamente das condições sociais de cada um e da prioridade individual dada à televisão e o entretenimento domiciliar.
DouglasFerT - Review
Falando estritamente da Sky HD, os benefícios oferecidos ao assinante, como a interatividade e qualidade de atendimento (que apesar de necessitar de melhoras, é a cima da média do mercado), assim como a qualidade de imagem e áudio, fazem compensar o valor da assinatura, principalmente para aqueles que recentemente adquiriram um televisor de ultima geração e se sentem carentes de conteúdo em alta definição.
Nota: *****
Um comentário:
Bem Legal, possuo Via Embratel SD, estava pretendendo mudar para a Via Embratel HD, mais é difícil escolher a Sky pelo preço salgado.
Postar um comentário