terça-feira, 20 de julho de 2010

41 anos de um GRANDE passo

Hoje comemora-se 41 anos do dia histórico em que o homem deu um pequeno passo, passo esse que fora gigante para a humanidade. Em 20 de Julho de 1969, o mundo parou para ver o homem na lua. Este, sem dúvida nenhuma, foi (e ainda é) um dos motivos de maior orgulho para a comunidade científica, sobretudo para os americanos.

Mas existe uma forte corrente que defende que toda a 'expedição lunar' não passou de pura especulação. Diversos argumentos e 'provas' são discutidas entorno do assunto. Veja uma matéria exibida ano passado no Fantástico. Onde Tadeu Schmidt afirmou, em nome da História, desvendar 'de uma vez por todas' este mistério. A matéria foi bem ilustrativa e, se não fosse pelo tom de deboche contra àqueles que acreditam nesta corrente plausível de pensamento, teria sido realmente boa.



Bem, se a Globo disse e afirmou por meio do seu mais importante produto jornalístico, deve ser verdade, certo? Para uma pessoa minimamente esclarecida, sabe que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Os chamados 'conspiratórios' rebatem os argumentos oferecidos pela rede de TV, dizendo, por exemplo, no caso do refletor que está presente na lua não é prova suficiente de que o homem esteve lá, afinal, existe um robô móvel no território de Marte.
Mas não vou aqui ficar defendendo nenhum dos lados da questão, que tem como um dos maior es símbolo para os contestadores esta suposta imagem de Stanley Kubrick, famoso responsável por efeitos especiais, ao lado de um astronauta em um estúdio de TV.

Se eu acredito que a ida do homem a lua é uma fraude? Bem, todos nós sabemos de duas coisas: uma é que foi extremamente conveniente a chegada do homem na lua pelos americanos; e outra é que se fosse possível uma manipulação cinematográfica tão grande ela teria acontecido nos Estados Unidos.

Mas se fomos ou não a lua, deixo que cada um que le estas linhas tire suas próprias conclusões. O que vale ressaltar é que o fato é amplamente aceito pela comunidade científica e que 40 anos atrás, o mundo se deslumbrou com imagens nunca antes imaginadas, em um evento que, falso ou verdadeiro, teve um impacto tão profundo, que podemos dizer que mudou a nossa História recente.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...