quinta-feira, 22 de abril de 2010

A GLOBO e O 45

A polêmica da semana, suposta mensagem subliminar no Jingle comemorativo de 45 anos da rede Globo, é a mais nova prova do avassalador poder do Twitter e a influência do mundo on-line sobre o off-line. Para você que se empolgou com o feriado e está por fora de tudo, vale citar que tudo começou com um comentário de cunho pessoal no Twitter de Marcelo Branco, coordenador da campanha presidencial do PT na internet. Segundo ele, "o jingle comemorativo dos 45 anos da Rede Globo que foi ao ar na noite deste domingo buscou inspiração no mote inicial da campanha do candidato tucano José Serra, 'O Brasil Pode Mais'. Durante 30 segundos, artistas e jornalistas da Globo repetem sucessivamente os bordões: 'Todos queremos mais', 'Brasil muito mais', 'Saúde, Educação, queremos muito mais', 'É por você que a gente faz sempre mais'. Outra referência direta à campanha de Serra é o 45, número do PSDB nas votações. "

Bastou 140 caracteres para a Teoria da Conspiração tomar conta da rede e posteriormente repercutir nos principais portais de notícias do país. Blogs, internautas e jornalistas, começaram quase que simultaneamente a palpitar e também teorizar sobre o assunto. O jornalista Paulo Henrique Amorim chegou a declarar em seu blog pessoal que “Deve ser uma retribuição ao agasalhamento do terreno que a Globo invadiu por 11 anos e o Serra transformou numa escola técnica para formar profissionais para a Globo. Uma mão lava a outra. E cada vez “mais !”
Veja o vídeo:


Enquanto muitos consideram exagerada e sem basamento as acusações, outros não conseguem esquecer a história e diversos indícios de manipulação da informação da emissora Global nos meados da década de 90. Pelo sim, pelo não, a Globo, com receio de parecer tedenciosa, optou por suspender a campanha e, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que "o texto do filme em comemoração aos 45 anos da Rede Globo foi criado - comprovadamente - em novembro do ano passado, quando não existiam nem candidaturas muito menos slogans."
Deixo a opinião e reflexão para cada um tirar suas próprias conclusões e deduções. Particularmente, sobre tudo isso, prefiro me atentar à velocidade em que tudo aconteceu e a repensar, mais uma vez, sobre a revolução das redes sociais na comunicação.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...