segunda-feira, 23 de maio de 2011

O Poder das Mídias Sociais no Brasil - Brasileiros Sociais

Para começar a mostrar o Poder das Mídias Sociais no Brasil, nada mais avassalador do que estes números, divulgados no mês passado pelo estudo "Um olhar mais atento sobre as mídias sociais no Brasil": 99% dos atuais 74 milhões de internautas brasileiros já acessaram pelo menos uma vez algum site de relacionamento.
O número correspondente a mais gente do que toda a população da Bélgica e Reino Unido juntas. E não é só uma questão quantitativa. O twitter por exemplo, quarta rede social mais acessada no país, tem o Brasil como terceiro lugar de uma lista dos países mais impactados pela rede.
O povo brasileiro e as Redes Sociais é um casamento que deu certo! A razão pela qual passamos tantas horas conectadas nas redes, cerca de um quarto do tempo on line, é explicada por alguns estudiosos pela característica cultural de sermos uma nação acolhedora e que gosta de se relacionar, aliado ao fato de estarmos sempre ávidos por tecnologia e novidades.

Vale aqui ressaltar mais uma vez que esta não é uma questão de números, mas sim da qualidade destes! O perfil do público deve ser levado em consideração. Segundo um estudo realizado pelo Ibope Mídia e publicado pela Meio&Mensagem em Janeiro deste ano (ed. 1442), 52% do público que acessou, criou e/ou manteve uma rede social nos trinta dias anteriores à pesquisa, pertence as classes A e B; 28% tem de 25 a 34 anos e 63% trabalham.
Ainda sobre o público vale destacar que, de acordo com dados da ComScore, mais de 55% tem nível superior de escolaridade.

Mas onde estão todas essas pessoas? De acordo com o mais recente estudo da ComScore sobre a audiência das redes sociais no Brasil:
  • 71% estão no Orkut
  • 40,8% no Facebook
  • 28,6% no MSN
  • 21,8% no Twitter
Mas estes dados estão em constante evolução e devem ser observados de perto com o perfil deste público. Por exemplo, o Orkut está com o seu crescimento estagnado no país, enquanto o Facebook conta com um crescimento de 159% no último ano. Ainda sobre estes dois sites, vale ressaltar que o Orkut é a preferência da Classe C (66%), já o Facebook é a coqueluche das Classes A e B (78%).

Observando estes estudos, que recomendo a leitura completa nos links aqui citados, dá para começar a compreender um pouco mais sobre o incrível poder desta nova forma de organização/comunicação que está cada vez mais presente em nosso dia a dia. 
Mas antes de sair correndo para colocar a sua empresa nas Redes Sociais vale considerar alguns outros fatos, como onde o seu público está, como ele se comporta e, o assunto da próxima semana: Impacto na Esfera Pública.



2 comentários:

JUL!@NØ disse...

Acredito que só tem a crescer... Quem não gosta de se comunicar?! Quer forma mais fácil e barata do que as redes sociais?! Não vejo a hora de aparecer uma nova rede... cansei de face!!!

Abrço e parabens pelo post... muito bom!!!

Marisa disse...

Acho que estamos no caminho certo,neh?
Com certeza vou fazer parte dele e vender os meus produtos.
Bjs.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...