sexta-feira, 18 de junho de 2010

Saramago se vai, Sua inteligência FICA

O escritor português José Saramago nos deixou em corpo, mas sua inteligência e pensamento crítico permanecerá eternamente entre nós.
Um pensador polêmico, audacioso e raro nos dias de hoje. Se você não leu nenhuma linha de sua literatura, recomendo para um momento de reflexão e conhecimento.

Aproveito para postar novamente um texto do meu antigo blog sobre o filme Ensaio Sobre A Cegueira, dirigido pelo brasileiro Fernando Meireles.



Blindness - Ensaio Sobre A Cegueira


Este Blog está parecendo ter olhos apenas para cultura e arte, quando na realidade este é apenas um dos temas abordados aqui. Acontece que este é um Blog sem amarras, podendo apontar para qualquer direção que a mente desta pessoa, que aqui vos escreve, apontar.

O fato é que não posso deixar de comentar sobre determinadas obras que
eu ouço, leio e assisto. E no caso deste post, o filme Blindness-Ensaio Sobre A Cegueira.
Baseado no livro homogenio do portugês José Saramago e dirigido por Fernando Meireles, o longa narra uma epidemia de cegueira que se alastra por uma grande metrópole e apenas uma mulher (Juliane Moore) não é contagiada.

Me abstenho de comentar e discutir os ja distutidos assuntos sobre a obra. O que eu gostaria de abordar neste post são dois temas que destaco no filme. O primeiro é a primitividade humana, muito vista e abordada em filmes Tragédia.
Em momentos que o ser humano se ve em uma situação atípica, extrema e que não pode dispor de suas criações ilusórias de uma vida civilizada e controlada, se torna primitivo. Enquanto perdemos a sensação de segurança, vamos nos distanciando de seres racionais, lutando para sobreviver e satisfazer nossas necessidades.
Filmes como Extermínio e a série americana Jericho abordam o tema, mas nenhum provavelmente conseguiu faze-lo com a maestria conseguida em Ensaio.

O segundo são as mulheres, que no filme se entregam a um sacrifício em nome do bem comum. Não citarei qual é, mas posso afirmar que dificilmente os homens se sacrificariam desta forma. Assim como, dificilmente, as mulheres pediriam tal coisa.
O que quero expor aqui é a figura feminina, não só no filme mas como um todo. É difícil expressar o que sinto sem descrever determinadas cenas, o que não pretendo fazer. Portanto, recomendo aos que estão lendo este post e não assistiram ao long
a, que o vejam e depois reflitam sobre a diferença entre mulheres e homens. Pontuando a importância delas em toda a nossa vida. Mães, filhas, irmãs, esposas e companheiras.
Comecei a olhar com outros olhos as mulheres após o filme, os homens também, e espero que aqueles que o tenham visto compartilhem com esta nova visão da feminilidade.


No mais, indico o filme a todos. Um dos melhores do ano, sem qualquer sombra de dúvida.

Um comentário:

Jenniffer Moura disse...

Esse filme é demais!
Nos faz ter outra percepção da nossa existência.

Jenniffer

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...