terça-feira, 27 de setembro de 2011

Premonição 5 - Imax 3D Review

A história já está batida e a fórmula todos nós conhecemos: um grupo de jovens é salvo de um acidente por uma visão de um deles. Acontece que a morte, o destino ou seja lá qual força sobrenatural, começa a matá-los na ordem em que deveriam ter morrido na tragédia.
Os produtores, pela quinta vez, conseguem criar mortes criativas e atrair uma multidão para as salas de cinema. Desta vez pagando salgados ingressos das exibições em três dimensões.
Veja aqui o meu Review sobre Premonição 5 em Imax 3D.
Roteiro
Se observarmos a estrutura dos filmes da franquia Final Destination, esbarramos em uma série de clichês e repetições da fórmula que poderia tornar a experiência de cada filme mais desinteressante e cansativa que o anterior. Exatamente por isso o meu conselho é que se abstrai do senso crítico por 90 minutos, porque de outra forma, você verá que queimou o seu dinheiro para ver mais do mesmo.
Ignorando por completo então a estrutura do longa, vemos aqui um roteiro que funciona para atender aos seus objetivos: divertir a plateia. Coisa que, ao meu ver, ficou falho no segundo e quarto filme da franquia. Afinal, não tem como o público torcer para a sobrevivência do mocinho ou até mesmo para a "morte" nas cenas com os personagens mais irritantes, que estão sempre presentes, se o roteiro não conseguir prender a atenção e envolver em sua narrativa. Coisa que aqui é bem feitinho.

O roteiro consegue criar um clima propício ao susto e à diversão. Além de conseguir o impossível: revigorar a franquia. Com um argumento novo, os sobreviventes não precisam ficar apenas fugindo desesperadamente da morte, agora eles podem trocar o tempo de vida de um inocente pelo seu. Para isso, basta matá-lo. Pode parecer pouco, mas essa nova dinâmica ajudou a construir o clima de tensão e interesse do filme.

Mortes
Sem nenhuma contestação, as cenas de morte, sobretudo o acidente inicial, são os momentos mais esperados de qualquer filme da franquia. Neste em questão temos, em minha opinião, a mais impressionante cena inicial, com o acidente acontecendo em uma ponte.
Mas a morte com maior clima de tensão e que deve deixar todos, seja em exibição 2D ou 3D é a que acontece no meio de um treinamento de ginástica olímpica. Só ela ja vale o ingresso.
Não vou me deter muito aqui para não soltar nenhum SPOILER e deixar a diversão e surpresas por conta de cada um.

Imax 3D
Assisti o filme na sala Imax 3D do Shopping Bourbon, que foi a primeira do Brasil e a única do estado de São Paulo. Quem conhece os cinemas Imax mundo à fora costumam criticar a versão tupiniquim por não ser fiel ao tamanho da tela original. Como eu não conheço as dimensões das gringas, considero a sala impressionante e a melhor opção para ver filmes, sobretudo 3D. A definição da imagem, som e o tamanho da tela, correspondente a um prédio de três andares, realmente cria uma nova atmosfera para qualquer filme.

Como não poderia ser diferente, a experiência no Imax foi mais do que satisfatória. Os produtores conseguiram criar algumas cenas em 3D com profundidade assustadora, com direito a dezenas de objetos perigosos e litros de sangue

DouglasFerT Review
A franquia Premonição não deve ser levada a sério e esta é sua principal virtude. O quinto filme é perfeito no quesito diversão e utiliza o 3D para levar a plateia à loucura. Vale a pena para  os entusiatas da tecnologia e os amantes de alguns sustos na poltrona, combinados com muitos momentos de tensão.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...