sábado, 10 de setembro de 2011

Facebook dominou o Brasil, e agora?

Um dos assuntos mais comentados no início desta semana foi a notícia já esperada de que o Facebook superou o Orkut em número de usuários brasileiros. Segundo a revista Isto É Dinheiro, a rede social de Mark Zuckerberg fechou o mês de agosto à frente do, até então, site líder no país, com mais de 30 Milhões de cadastrados. 
Apesar de relativamente já aguardada, a notícia parecia não ser exatamente essa quando o IBOPE, fonte citada pela reportagem, não reconheceu os números. Mas poucos dias depois, na última sexta feira, 09, o instituto voltou atrás e resolveu se pronunciar, confirmando os dados oficiais e o fato de que o Facebook dominou o Brasil!

Após um reinado de sete anos, finalmente o Brasil, último país das Américas em que o Facebook não dava as cartas, se rendeu à maior rede social do mundo. Esta já era uma tendência esperada e os motivos que levaram isso a acontecer todos já conhecem. Agora fica a pergunta: o que vai acontecer com o Orkut e o futuro das redes sociais por aqui?


E agora, o Orkut morreu!?
Eu já falei sobre a morte anunciada do Orkut em um post inteiro defendendo o porquê da rede social do Google estar mais viva que muita gente por aí. Mas agora que o Facebook o superou em número de usuários no país, o quadro mudou? A resposta continua sendo negativa.
Os dados apenas comprovam uma tendência inevitável que começou cerca de um ano atrás, migrar, ou pelo menos criar uma conta no Facebook, se tornou um movimento irreversível. De agora em diante, as empresas vão continuar a incentivar cada vez mais o uso da rede social de Mark Zuckerberg e os círculos de amigos passaram cada vez menos tempo no Orkut. Este movimento já fez e continuará fazendo todas as classes e grupos sociais à criar uma nova conta.

E agora Google?
Os motivos que já foram defendidos à favor da sobrevida do Orkut continuam válidos. Mas por quanto tempo? O grande problema que o Google terá que resolver, se optar por continuar investindo, é torná-lo interessante para as empresas. Investir hoje no site é caro, você tem que contratar alguém especializado em mídias sociais, pagar por um espaço de publicidade ou fazer parceria com o gigante da internet para estar ali. Já no Facebook, basta criar uma Fan Page gratuitamente e manter um profissional (ou equipe) fazendo a manutenção. Fora as possibilidades quase que infinitas oferecidas pelo Face. Além disso, a imagem do Orkut está manchada com pedofilia, crimes digitais e Spams.
Sem concertar estas questões, por mais que ainda tenha uma base de usuários gigantesca, será apenas questão de tempo até que o site feche suas portas e apenas o Google+ sobreviva para, pelo menos tentar, combater de frente a rede social do momento.

E o Futuro?
Alguns acreditam que o Facebook irá dominar sozinho de agora em diante as redes sociais, enquanto outros apostam suas fichas em um futuro promissor para o Google+. Já eu creio que os números devem ficar próximos um dos outros nos próximos meses. Esta história de que uma mídia nova mata a anterior já está mais do que provada ser uma falácia de mão cheia. Juntando isso ao fato de que cada vez mais as pessoas estão à procura de diferentes fontes de informação e formas de interação. Muito provavelmente alguns sites ficarão segmentados para alguns nichos e outros terão acessos simultâneos do mesmo público. Afinal, cada um tem uma finalidade diferente e em diversos momentos, serão utilizados por motivos díspares.


Mas este é apenas um palpite. Qual é o seu? 

Um comentário:

June disse...

O Orkut ainda é o caminho de entrada pra muita gente nas redes sociais, e principalmente aqueles que acham difícil usar o FB, ainda vão preferir o Orkut até se familiarizar.
Muita gente descarta o Orkut, mas é sim uma ferramenta válida de comunicação. Como agência, o importante é sempre pensar qual a plataforma mais indicada pro seu público. E se fazendo essa pergunta, muitos deles vão se deparar com o inusitado: o ORKUT.
Segue o link de uma apresentação que nos faz pensar justamente sobre esse assunto ( http://www.slideshare.net/missmoura/twitter-e-facebook-como-ferramentas-de-comunicao-e-por-que-no-orkut ) .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...