Como eu mostrei no último post desta série - O Poder das Mídias Sociais no Brasil - Erros Clássicos - grande parte das empresas brasileiras ainda não estão explorando as mídias sociais de uma maneira eficaz, seja por não contratação de profissionais qualificados ou descaso da companhia com as redes, este comportamento leva a erros que podem custar caro. Mas, ainda bem, esta não é a realidade de todo o mercado. Algumas empresas já reconheceram o peso das Mídias Socias e tem acertado em suas ações. Com resultados satisfatórios em cases vencedores.
I Love Sack's - Eleita como a "Promoção do Ano" (de 2010) por uma grande parcela de blogueiros e internautas, a ação I Love Sack's, da consultora Sack's, convidava o público a expressar o amor pela marca em troca de uma viagem para New York, ingressos para ver o desfile da Carolina Herrera na Semana da Mode de NY e mais U$ 1.000,00 para gastar como quiser!!!
A grande sacada da promoção não foi nem mesmo o prêmio, que já era incrível, mas sim a sua mecânica:
Para participar o internauta deveria se inscrever no site promocional, enviando uma declaração de amor à Sack's (foto, vídeo ou texto), indicar seu Blog favorito e mais cinco amigos para participarem da oferta. E é aí que está o segredo - três blogueiros também seriam contemplados com o prêmio!
O internauta que tivesse a declaração mais votada no site levava a viagem junto com o amigo que o indicou para participar e o blogueiro indicado por ele. Levava também a viagem o participante escolhido por uma comissão julgadora como a melhor declaração, assim como o seu amigo e o blogueiro. Além do blog que mais teve indicações no período promocional.
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Camiseteria 2.0 - A loja online Camiseteria merece destaque como um dos maiores cases de sucesso nas redes não por uma ação específica, mas sim por seu espírito 2.0. A experiência colaborativa do internauta vai desde a formulação das estampas até o envolvimento com a marca no pós venda.
Para começar, qualquer um pode ser o criador da próxima estampa da loja. Por meio de uma Comunidade Virtual o internauta é convidado a enviar um design de sua autoria, os mais votados viram novas estampas e o criador ganha um prêmio de R$ 800,00 mais um bônus (R$ 500,00) para serem gastos no site. Além de pagar um valor para cada comprador que postar uma foto com as suas aquisições na galeria do site.
A empresa possui também Blog, perfil no Twitter e Página no Facebook com mais de 80.000 seguidores e "likes' respectivamente. Sempre divulgando seus próximos lançamentos, promoções, links relevantes e relacionando-se com sua base de clientes.
FORD - Monty Scott, diretor de Social Media da Ford, recebeu em uma manhã pelo seu Twitter, críticas alegando que a montadora tinha fechado um site de fãs da marca. Durante apenas uma noite, o e-mail da companhia recebeu cerca de 1.000 reclamações sobre o assunto.
Instantaneamente ele twittou por meio do seu perfil e do oficial da Ford que estava apurando as informações. Dentro de poucas horas ele alegou que os advogados da Ford agiram por acharem que o site estava vendendo mercadorias falsificadas com o logotipo da Ford.
E ainda convenceu os advogados da empresa a liberar o site, desde que eles não realizassem mais a venda de tais produtos. O criador da página, Jim Oaks, elogiou a rápida resolução do problema “Minha relação com a Ford foi melhor por causa disso”, disse.
O case foi elogiado pelos principais observadores de Mídias Sociais e serve como exemplo perfeito de como sair de uma crise nas redes.
Apesar de não ser nacional, o caso merece destaque pela incrível velocidade em que uma crise nas mídias sociais foi resolvida. Ah se a Nissan Brasil tivesse visto isso antes...Estes são apenas alguns das centenas de cases já realizados nas Mídias Sociais, mais podem ser encontrados AQUI, AQUI e AQUI.
Na próxima segunda vou falar sobre a situação atual do Orkut e nesta quarta tem o primeiro texto da série Social Media Tour Brasil.
5 comentários:
Isso tudo é vero... grandes cases surgem a cada dia, mas infelizmente ainda temos pelo caminho alguns 'sobrinhos do dono' e 'estagiários' que as empresas insistem em valorizar como profissionais de mídias sociais. Pessoas que nunca estudaram detalhes importantes como: Comportamento do consumidor, psicologia da comunicação, novas tecnologias, técnicas de persuasão, comunicação comunitária, PORTUGUÊS, planejamento estratégico.. fora a própria forma de dialogar com o seu público.
É triste ver o pessoal phodendo a nossa profissão.
Eu conhecia o case da Ford mas não dos outros. Simples e bem sacada o I Love Sack's, funcionaria por aqui? só testanto.
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(Obrigado pelo comentário em minha webcomic, respondendo à sua pergunta: se trata de uma série continuada, no caso com 1 capítulo a cada segunda, não é um cartum. As piadas até funcionam isoladas nos capítulos, mas quem já leu os anteriores entende o que está acontecendo. Te convido a voltar. 40 segundos é o tempo médio de ler cada capítulo. Obrigado e forte abs!)
Apesar de não ser da área, amo tudo que envolve mídias sociais.
Acho que elas possuem um poder incrível que como você mesmo disse, ainda não foi tão bem explorado pelas nossas empresas.
Uma pena, mas acredito que chegaremos lá!
http://resenhandomm.blogspot.com/
Eu não conhecia isso não! Olha.. o Camiseteria me interessou e muito.. XD
estou procurando mesmo uma forma de patrocinio pro meu Blog...XD
lguma coisa "rentavel"....
Adorei o port e o blog viu?
é tudo de que a gente precisa mesmo, mais propaganda... ¬¬'
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