As possibilidades e poder existentes no uso das Mídias Sociais está chegando às principais empresas do país. Pequenas, médias e grandes. Todas querem estar na crista da onda e aproveitar desta "modinha" que está dominando o mercado. A verdade é que 90% delas vão falhar. E feio!
O primeiro erro - segundo o professor, blogueiro e empreendedor @interney - é a percepção de que tudo isso não passa de uma "modinha".48% da população brasileira já acessou internet. Desses, 60% acessa diariamente e 69% participam de redes sociais. Tem como dizer que isso é só uma "modinha"?
( Falarei mais sobre o futuro das Mídias Sociais na próxima segunda).
Não é uma Corrida
Uma grande maioria de empresários olham para o trabalho de seus concorrentes e querem sair na frente ou recuperar o tempo perdido. Contratam rapidamente uma agência, chamam um estagiário ou pior começam eles mesmos a criar um perfil no Twitter e um usuário no Facebook.
É compreensível tal lógica de pensamento, afinal, "qualquer um" pode criar um usuário e começar a divulgar sua empresa. O problema é que esta lógica não só é falsa como pode acarretar sérias consequências à uma marca. Correr para entrar nas Mídias Sociais não é a solução. Existem 3 passos fundamentais a serem seguidos antes do primeiro Twitt se quer ser planejado.
Primeiros Passos
A primeira etapa é definir quem vai executar o projeto. Apesar do instinto primário direcionar para a contratação de um estagiário, por ele costumar passar quase que o dia todo conectado nas Redes Sociais, é preciso resistir a ele. Somente um profissional - ou uma agência - com experiência e conhecimentos necessários sobre o assunto poderão auxiliá-lo de maneira eficaz neste processo.
Por ser um organismo vivo e em constante mutação, a internet não tem um manual a ser seguido. Todas as regras e verdades caem e se renovam a cada dia.
Se para um especialista na área já é um desafio acompanhar todas estas alterações quase que diárias, imagine para quem ainda não conhece tanto sobre o assunto.
O segundo passo vai acompanhar todo o projeto. Nada deve ser iniciado sem uma análise minuciosa sobre a empresa, o mercado e os consumidores. É essencial saber o que falam da sua marca, o que estão fazendo os seus concorrentes e quem são os seus clientes conectados. Pode até parecer bobo dizer isso de tão óbvio, mas a maioria das companhias entram nas Mídias Sociais sem qualquer estudo prévio.
As mais diversas ferramentas estão disponíveis gratuitamente para que isso seja realizado. Algumas pagas podem também te dar informações mais detalhadas e de forma mais prática. Uma rápida pesquisa no Google pode trazer resultados relevantes para iniciar o trabalho. Mas aqui fica a recomendação de seguir o passo anterior antes de prosseguir.
Com um levantamento completo em mãos, é hora de começar a planejar quais mídias serão utilizadas, como conduzi-las e com que frequência. Como diria a @Ecommerce_girl: "Rede Social é planta, se não regar morre!" E esta é a mais pura verdade.
Não basta estar presente. Ter por ter é melhor não ter. Por isso o planejamento é tão importante, sem ele fica impossível produzir conteúdo relevante, conquistar "fãs" da sua empresa e utilizar de forma eficaz a rede.
Empresa Social
Depois de estar trabalhando com os profissionais certos, uma análise feita e um norte definido é hora de por a mão na massa. Mas isso não significa que irá de prontidão inserir a marca nas Mídias Sociais e tudo será mil maravilhas.
Em paralelo aos primeiros passos, a própria companhia deve se tornar mais social. Como?
Não faz sentido algum ter presença na rede se os próprios funcionários não estão integrados a ela. Antes de estar online, as Mídias Sociais devem estar presentes dentro da empresa.
É óbvio que, ao contrário do que muitos acreditam, a internet não deve ser vista como uma terra sem leis. Principalmente no mundo corporativo. Os funcionários devem ser orientados sobre quais sites podem ser acessados e para qual finalidade. Se a pessoa não tem acesso aos perfis sociais da própria empresa em que trabalha, como vai dar credibilidade para a ferramenta? E mais: como ela se manterá informada sobre o mercado e sua profissão se os conteúdos relevantes são compartilhados hoje em dia por meio de vídeos, posts e Twitts?
ROI e Monitoramento
O monitoramento de qualquer ação nas Mídias Sociais é o segredo para o sucesso. Poder observar o retorno imediato de qualquer ação pela rede é uma de suas maiores possibilidades. Mas não é a única. O mercado de monitoramento deve ser um dos mais promissores nos próximos meses (como sempre, deve-se ter cautela ao falar na casa dos anos com relação à internet).
Uma das maiores preocupações das empresas
Se sua agência - ou funcionários - não conseguirem entregar um relatório completo de resultados, CUIDADO! É claro que esses resultados não serão necessariamente apenas quantitativos, mas uma análise completa não deve ficar apenas com dados qualitativos. Eles são essenciais, porém os números, muitas vezes, dizem mais que mil palavras.
Vamos começar?
Se a sua empresa ainda está pensando se deve ou não entrar de vez nas Mídias Sociais, deixa eu te dar uma notícia: Ela muito provavelmente já esta lá!
Não necessariamente pelas mãos de um funcionário rebelde ou concorrentes, mas pelos seus consumidores. Eles já reclamam, elogiam, marcam e dão Check-in.
Existem feedbacks que seus consumidores estão te dando de forma gratuita na rede, possibilidades criadas todos os dias e informações que custaria milhões para obter de outras formas. E você aí, pensando se vale ou não a pena de estar presente em um ambiente que sua marca já é uma velha conhecida...
Não necessariamente pelas mãos de um funcionário rebelde ou concorrentes, mas pelos seus consumidores. Eles já reclamam, elogiam, marcam e dão Check-in.
Existem feedbacks que seus consumidores estão te dando de forma gratuita na rede, possibilidades criadas todos os dias e informações que custaria milhões para obter de outras formas. E você aí, pensando se vale ou não a pena de estar presente em um ambiente que sua marca já é uma velha conhecida...
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