A internet e redes sociais são coisas direcionadas para as novas gerações, crianças e jovens de até 35 anos, conectados e modernos. Certo?
Se você concordou com a frase a cima, está na hora de rever seus conceitos. Uma nova geração está cada vez mais marcando presença na rede, pessoas que ainda estão carentes de empresas que falem diretamente com eles. Uma lacuna enorme em que você pode estar ignorando.
Segundo a Info/Exame, pessoas com mais de 45 anos somam cerca de 9% e 5% de todos os usuários brasileiros ativos no Facebook e Orkut respectivamente. Estes números podem parecer inexpressivos em uma análise corrida, mas se considerarmos que a rede social de Mark Zuckerberg conta hoje com mais de 18 milhões de usuários brasileiros e o site do Google com mais de 40 milhões, temos (somados) quase 4 MILHÕES de pessoas nesta faixa etária.
Nos Estados Unidos, mercado tendência para o Brasil, estes números são ainda maiores. Segundo um estudo da Pew Research Center Internet & American Life Project, o número de usuários entre 50 e 65 anos mais que dobrou neste último ano, passando de 9% para 20%.
O site Mais de 50, criado há 11 anos e com uma rede social própria desde 2008, é um dos poucos a explorar este público. "Muita gente nessa faixa etária se sente sozinha. Propomos uma interatividade entre pessoas que compartilham os mesmos problemas, objetivos e sonhos. É natural que haja dificuldade para usar a rede, mas o legal é que os próprios usuários se ajudam. Eles falam ‘clica em tal botão para fazer isso ou aquilo’, ‘aumenta a letra para 20 para ler melhor'", conta o diretor executivo do site, Sérgio Mota, de 60 anos.
Tendência
Com a expectativa de vida cada vez maior entre os brasileiros e a qualidade aumentando na mesma proporção, a população está envelhecendo e a tendência é que esta "nova geração" de idosos conectem-se cada vez mais. Este é um nicho ainda pouco explorado pelas empresas. Esperar pode ser fatal na conquista de um mercado carente de iniciativas e abertos à novas formas de interação.
Tendência
Com a expectativa de vida cada vez maior entre os brasileiros e a qualidade aumentando na mesma proporção, a população está envelhecendo e a tendência é que esta "nova geração" de idosos conectem-se cada vez mais. Este é um nicho ainda pouco explorado pelas empresas. Esperar pode ser fatal na conquista de um mercado carente de iniciativas e abertos à novas formas de interação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário