quarta-feira, 13 de julho de 2011

Social Media pelo BRASIL - Sorocaba Parte II

Depois da polêmica do case da semana passada na série de posts sobre o mercado de Social Media em Sorocaba, apresento outros dois Cases de Sucesso, segundo a minha visão analítica, na cidade. 



Empresa 2.0 - Nascida a partir da ideia de duas publicitárias em meados de fevereiro deste ano, a By Secrets é mais do que uma empresa de e-commerce. Segundo o blog da empresa, tem o objetivo de "suprir as necessidades da mulher moderna. Com um novo conceito e muita interatividade, a intenção é incentivar você a se cuidar mais e da forma certa."


Merece destaque como Case de Sucesso na cidade por ter as Mídias Sociais interligadas em todos os processos. Desde a divulgação até os comentários das fotos dos eventos realizados pela marca. "Nas redes sociais a coisa flui naturalmente, as meninas gostam de dar a opinião delas, de saber o que a opinião das outras clientes que usaram determinado produto, gostam de ver as fotos delas nos eventos, participando e fazendo a by Secrets acontecer. Elas sugerem posts, sugerem marcas de produtos..se sentem donas também, isso é muito gratificante.", afirma Camila Adriane, sócia e responsável pelas mídias sociais.
Durante os três meses em que estão presentes nas Redes, conquistaram mais de 100 seguidores e "likes" no Twitter e Facebook respectivamente. Além de 250 assinantes do blog e um mailing de mais de 800 mulheres. Mas os números, diz Camila, não são o mais importante. "Muita gente vem até a gente pq viu um retweet de uma amiga, nem por isso ela passa a seguir a by Secrets, mas muitas vezes ela conclui uma compra com a gente. Muitas delas vem até nós por 'descobrirem' produtos novos na timeline de suas amigas."

Em relação ao Orkut, que foi o tema do último post do blog, apesar de não estar listado no Blog Oficial da empresa, também recebe atenção. "A gente já vendeu muitos produtos lá. Por mais que nossos produtos de make e cuidados para a pele sejam relativamente mais caros que o da concorrência (avon, natura), nossos produtos de sex shop e Victoria's Secret estão com um preço excelente devido a parcerias com fábrica e amigos que vivem no exterior e nos mandam produtos. O que enxergamos é que as pessoas de menor renda $ estão ainda no orkut e buscam sex shop e VS e as pessoas de maior poder aquisitivo estão no Face e compram mto Mary Kay."

Para o futuro ainda estão previstas inovações que prometem ser novos cases a serem observados. "Vamos começar com brechó, tags em fotos e leilão no mês de agosto.", conta Camila.

Considerações: É bom ver que profissionais da cidade estão tendo uma visão de oportunidade de negócios com as mídias sociais. A empresa tem um caminho promissor pela frente se seguir oferecendo um serviço de qualidade e se renovando a cada dia. 


Bar Social - Com mais de 4.000 followers no Twitter e quase 2.000 likes no Facebook, o bar Asteroid é uma das empresas mais influentes (na rede) da cidade.


E esta não é apenas uma questão de números. Segundo Tiago Oliveira, responsável por Mídias Sociais da empresa, "Todo o projeto de mídias sociais do Asteroid foi delineado juntamente com o sonho do bar, meses antes da sua inauguração." Toda a publicidade, tanto online como offline, é feita entre amigos. "Apesar de muitas agências terem tentado prospectar o bar como cliente, tudo é feito por amigos, que são profissionais de comunicação. A equipe toda é muito bem conectada: o Rogerio é DA (Diretor de Arte) na NucleoTCM, eu sou Analista de Mídias Sociais - hoje em São Paulo, mas com passagem por TA Comunicação, Artmaker e NucleoTCM, o Poe coordena comunicação digital de uma marca de entretenimento infantil em Campinas, o Hertz, que é o DA offline, tem sua própria agência em Sorocaba e a DJ Talitha, embora não interfira diretamente na estratégia, participa das discussões e é Mídias Sociais na Artmaker. Tudo isso amarrado com as ideias do Mario, que são muitas.", explica Tiago.

O case merece destaque na cidade, além de sua influência nas redes, por não considerar as mídias sociais apenas como parte complementar de todo o processo, mas trabalhar de forma integrada e inteligente.  "Interagir e participar nas redes não significa, necessariamente, que irão frequentar a casa sempre. Existem muitas variáveis que influenciam a presença do público e não dependem da nossa vontade. (...) é muito fácil falar com quem está confortável em frente ao computador. Mas fazê-lo se mexer, ligar para os amigos, combinar um passeio e escolher o Asteroid é um esforço gigantesco de todos no bar", diz Tiago. "As redes sociais são apenas um suporte, mesmo com status de case de sucesso."

Vale ressaltar também envolvimento da marca com o público 24 horas por dia, mesmo que ele não vá para o bar. "Aproveitamos, por exemplo, os feriados prolongados, quando as pessoas viajam, para criar trilhas sonoras para a viagem. Nosso público pode não vir à casa, mas manterá contato com o que ele encontra aqui."

Considerações: Não é a toa que o número de usuários nas redes sociais do Asteroid são notáveis, assim como sua influência na rede. A empresa conta com uma equipe de amigos publicitários pensando em conjunto para as melhores soluções de marketing e relacionamento.


Na próxima semana, convido a todos para retornarem para ler a opinião das agências sobre o mercado de Social Media na cidade.

Até lá.



3 comentários:

Amador disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amador disse...

Algo aqui me chamou a atenção: críticos ferrenhos da campanha do motel, que aliás deu "ibope" no blog, são os que gerenciam a campanha do bar...no mínimo interessante...O mais ético aqui e ali, era todos os envolvidos com as campanhas de um e outro calarem-se. abs

H.S. - HeliSon disse...

Parabéns ao Douglas pelo blog e por essa série de posts incríveis que movimentaram uma grande discussão.

Aos casos citados ótimo trabalho, principalmente ao @asteroidbar que não apenas trabalha muito bem com as redes sociais como todo o trabalho realizado por eles é um ótimo parâmetro sorocabano de marketing de relacionamento.

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