Nos últimos dois dias acompanhei os comentários inflamados aqui no Blog do post Social Media pelo Brasil - Sorocaba Parte 1. Primeiramente gostaria de agradecer a todos que leram o texto e os mais de 50 comentários sobre o assunto.
Muito se disse sobre a empresa, os profissionais envolvidos e o mercado como um todo. Vale ressaltar que somente o fato do texto ter gerado debate sobre social media na cidade, significa que ele alcançou seu objetivo: analisar, discutir e encontrar novas formas de melhorar o mercado.
Falando especificamente sobre o case Pin Up - pivô de toda a polêmica - confesso que foi proveitoso diversos argumentos relatados e que mantenho meu ponto de vista a respeito de seu sucesso. E digo o porquê:
Contexto
Antes de começar a apontar qualquer argumento é preciso contextualizar.
Estamos falando do mercado de Sorocaba. Segundo levantamento que estou realizando nas últimas semanas (e disponibilizarei em breve aqui no Blog), a cidade tem pouco mais de 100 empresas no Facebook, número parecido com o do Twitter. Destas, poucas são as que realmente tem algo relevante das mídias sociais. A grande maioria apenas está presente e tem pouco ou nenhum conteúdo.
O Que é um Case de Sucesso?
Aqui vale ressaltar que esta é apenas a opinião de um profissional, estudante e entusiasta de mídias sociais.
Vamos primeiro tentar definir sucesso. Segundo o dicionário Michaelis:
sm (lat successu)
- Aquilo que sucede ou sucedeu; acontecimento.
- Resultado bom ou mau de um negócio.
- Conclusão.
- Êxito, resultado feliz.
- O mesmo que parto.
- Reg (Nordeste e Minas Gerais) Desastre: Morreu de sucesso. Mau sucesso, pop: aborto.
Neste caso específico vamos ficar com a definição de número 4 (Êxito, resultado feliz).
Diante disso, podemos definir que um case de sucesso é um case que obteve êxito em seus objetivos. Certo?
A Escolha
A escolha dos Cases a serem abordados nesta série de posts (o PinUp e os outros dois a serem publicados na próxima semana) foi feita considerando uma série de fatores como: número de seguidores (amigos e likes), relevância dos perfis, interação com a rede e alcance dos objetivos. Não necessariamente nesta mesma ordem. Baseando-se sempre no levantamento que estou realizando.
Além disso, exclui instituições de ensino, bandas e conjuntos musicais, programas de TV e o segmento de compras coletivas - porque atualmente estou envolvido demais com a área para expressar uma posição imparcial.
Um Motel para Chamar de Seu
Respondendo agora diretamente ao Helfenstein e a todos que comentaram no texto anterior, eu escolhi o Pin Up como um dos cases a ser destacado pelo Blog por acreditar que as ações em mídias sociais da empresa atingiram com êxito o objetivo de transmitir um conceito diferenciado, ainda inédito no mercado da cidade, fortalecer sua marca e interagir com seus clientes. Não posso aqui afirmar que este era o objetivo real da agência e do anunciante, que podem falar muito melhor do que eu sobre isso, esta é apenas uma suposição.
Acompanho os perfis, tanto do Facebook como do Twitter, já a algum tempo e não os considero apenas um número. Presenciei interações com clientes em ambos os perfis e os comentários sobre a maioria do conteúdo postado ali por eles. Inclusive já efetuei críticas na página deles sobre postagem que achei de mal gosto, assim como os já elogiei. Todas respondidas.
Resumo da Ópera
O Pin Up pode ser considerado um dos melhores cases? Esta é uma pergunta para se pensar a respeito, até porque isto é muito relativo e rankear nunca foi meu objetivo. O Pin Up tem erros e acertos, como a maioria das empresas envolvidas com Social Media em todo o Brasil, exatamente por esta ser uma mídia relativamente nova. Inclusive apontei um dos erros deles no corpo texto.
Todavia, se tratando de mídias sociais no atual mercado de Sorocaba e considerando que o conceito da marca atingiu de forma eficaz ao público alvo, destaco sim o Pin Up como um case de sucesso. A ser discutido e debatido? Definitivamente. Mas não seria esse o principal objetivo de analisar um case?
Posição do Blogueiro
Declaro-me inteiramente a favor do livre debate, tanto que não realizo moderação nos comentários Blog. Creio que este espírito de debate livre na rede é uma de suas principais características. Quem está certo? Quem está errado? Esta não é a questão. Se cada uma das mais de quatrocentas pessoas que visitaram o Blog nos últimos dois dias se dedicarem apenas um minuto em como inovar, melhorar e se relacionar com as mídias sociais, tenho a absoluta certeza que em poucos meses terei que postar um Case de Sucesso por dia na cidade :)
Espero que vocês voltem na próxima quarta,13, para acompanhar esta série de posts com mais dois Cases de Sucesso em Social Media em Sorocaba. Até lá.
11 comentários:
concordo em gênero, número e grau!
:P
Apesar do baixo nível dos comentários do post anterior. Parabéns ao blogueiro que conseguiu com exito, passar o que pensa sem tomar partido e principalmente trazendo apenas as informações sobre o que na visão dele é um case de sucesso em Sorocaba.
Abrço
Obs: Esperamos ansiosamente pelo case de quarta!!! =)
Afff... o pior é que nada nesse mundo mostra pra esses caras o quão péssimos eles são.
Aí eu parei!
Vamo tocá o barco cambada!
Bom, li o post anterior e todos os comentários e concordo com o Tiago sobre o que deve ser considerado em um case.
Se é para falarmos de case em Sorocaba, devemos considerar os reais cases. Como o case do Asteroid Bar, o da Universidade de Sorocaba (que como o blogueiro disse não mencionará esta área por estar envolvido no segmento) e também o da Marcyn Capricho, que apesar de ser uma empresa nacional, teve esse trabalho realizado por uma agência de Sorocaba, sendo um case de grande sucesso para a marca.
Confira o case da Marcyn Capricho: http://www.youtube.com/watch?v=wUxYeSEN2YQ
Não considero o Pin Up, como um case de Sorocaba, pois não alcançou todos os processos para um case digital, como foi o caso dos que citei.
Aguardarei o post do dia 13/jul e veremos qual "case" será observado.
Concordo plenamente! O motel é um case de sucesso,parabéns aos grandes publicitários,que estão de parabéns! Um trabalho que tiro o chapéu.
Parabéns pela sua visão você com certeza será um profissional de sucesso, você visão manteve uma visão sua apesar de tantos cometários, continue assim =)
Comecei a ler atentamente seu blog e gostei da sua visão, parabéns vou começar a divulgar entre meu meus amigos, continue assim!
Obrigado Juliano, Valéria e Ivan Pereira pelos elogios ao Blog.
Ju, acompanhe os outros dois cases na próxima quarta-feira.
Obrigado a TODOS pela participação =)
Eu tenho algumas ressalvas:
O incentivo ao avanço tecnológico, assim como a valorização de fatores subjetivos representa uma abertura para a melhoria das formas de ação. Gostaria de enfatizar que a complexidade dos estudos efetuados cumpre um papel essencial na formulação das diretrizes de desenvolvimento para o futuro. O empenho em analisar a hegemonia do ambiente político prepara-nos para enfrentar situações atípicas decorrentes das diversas correntes de pensamento. A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com a estrutura atual da organização desafia a capacidade de equalização das posturas dos órgãos dirigentes com relação às suas atribuições.
É importante questionar o quanto a consulta aos diversos militantes garante a contribuição de um grupo importante na determinação das novas proposições. A nível organizacional, a necessidade de renovação processual assume importantes posições no estabelecimento das direções preferenciais no sentido do progresso. As experiências acumuladas demonstram que o aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos facilita a criação do retorno esperado a longo prazo. No mundo atual, a consolidação das estruturas maximiza as possibilidades por conta dos procedimentos normalmente adotados.
Desta maneira, a revolução dos costumes promove a alavancagem do sistema de formação de quadros que corresponde às necessidades. Por outro lado, a adoção de políticas descentralizadoras talvez venha a ressaltar a relatividade do processo de comunicação como um todo. Todas estas questões, devidamente ponderadas, levantam dúvidas sobre se a competitividade nas transações comerciais obstaculiza a apreciação da importância dos paradigmas corporativos. Podemos já vislumbrar o modo pelo qual o julgamento imparcial das eventualidades não pode mais se dissociar das condições financeiras e administrativas exigidas.
No entanto, não podemos esquecer que o fenômeno da Internet ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança das regras de conduta normativas. O que temos que ter sempre em mente é que o desafiador cenário globalizado acarreta um processo de reformulação e modernização dos métodos utilizados na avaliação de resultados. Neste sentido, a expansão dos mercados mundiais deve passar por modificações independentemente dos relacionamentos verticais entre as hierarquias.
bom......boa a noite a todos, e como havia dito, apesar de todas essas criticas, apoios, palestras, ensinamentos, está sendo um maior SUCESSO, PARABÉNS AGENCIA DO MOTEL, VCS CONSEGUIRAM......afinal essa é a verdadeira propaganda em boca em boca...em orkut em orkut, em blog em blog....em twitter em twitter e assim vai......PARABENS PELO SUCESSO .......
Postar um comentário